Núcleo Lumen completa seu primeiro ano de atividades na PUC-SP
Projeto é coordenado pelo prof. José Luiz Goldfarb, coordenador da Cátedra de Cultura...
Prof. Alvaro de Azevedo Gonzaga foi o orientador dos alunos premiados
O aluno de Direito João Mário Gerardini foi um dos vencedores da 24ª edição do Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic-Semesp),pela realização do trabalho: O paradigma de Darcy Ribeiro de interpretação das Américas e suas relações com normaticídios e decisões da corte interamericana, sob orientação do prof. Alvaro de Azevedo Gonzaga.
O 24º Conic-Semesp encerrou-se em 8/11, apresentando os trabalhos divulgados depois de bater recordes de inscritos e apresentações desde o início da pandemia, em 2020. Foram mais de 1.600 trabalhos aprovados, totalizando mais de 3.000 alunos inscritos no congresso, com 980 professores-orientadores, segundo a organização.
Dentre todos estes trabalhos apenas nove receberam prêmios como os melhores em sua área de conhecimento. Gerardini foi contemplado com o primeiro lugar na categoria “Concluído”, em Ciências Humanas e Sociais.
Sobre o trabalho
O prof. Alvaro, que tem o segundo orientando premiado em dois anos consecutivos, falou sobre a satisfação de trabalhar com os estudantes. “Em 2023 a aluna Sara Romero Tissi escreveu um trabalho (As leis abolicionistas e sua representação no teatro do século XIX: A prevalência da Lei do Ventre Livre (1871) pensando em questões relacionadas à escravidão ao teatro, no século passado. Este ano meu orientando João Gerardini produziu um belíssimo trabalho a respeito dos povos originários e Darcy Ribeiro, fez uma pesquisa muito aprofundada também. Dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, porém neste caso caiu, e foi o melhor trabalho do país, o que é uma alegria enorme e que me coloca numa posição de imensa felicidade, me envaidece muito, todos os meus orientandos e esses dois que foram premiados”, comemora o docente.
O estudante João Mário Gerardini realizou seu trabalho de pesquisa e registro, entre agosto de 2023 e agosto 2024. “Meu tema foi acerca do paradigma de Darcy Ribeiro de interpretação das Américas e suas relações com normaticidios e decisões da corte Interamericana. Quando iniciei a pesquisa, meu foco era a apresentação na PUC-SP, mas, com o passar do tempo e com os resultados obtidos, tudo foi se modificando. Graças ao meu orientador, o prof. Alvaro de Azevedo Gonzaga, que identificou a possibilidade do 24º Conic-Semesp e abriu os caminhos para que eu me inscreve-se. No meu projeto, busquei identificar o motivo pelo qual muitos direitos e garantias fundamentais, embora estipulados e positivados nas constituições e convenções latino-americanas, não são cumpridos em sua integralidade, configurando o que o prof. Alvaro estipula como normaticídio”, contou o estudante e pesquisador.
Clique aqui para acessar a matéria sobre Sara Romero Tissi, vencedora do mesmo prêmio ano passado.