Biblioteca: número de usuários online cresce 57% durante a pandemia

Total de páginas visualizadas de forma remota também mais que dobrou de janeiro a junho em relação ao mesmo período do ano passado

por Redação | 30/07/2020

No primeiro semestre de 2020, o Sistema de Bibliotecas não mediu esforços para assegurar máximo acesso a fontes de informação que pudessem ser utilizadas remotamente, uma vez que o empréstimo de livros físicos foi suspenso diante da quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus. A partir de diversas oficinas e capacitações individuais via plataforma Teams, mais de mil alunos, docentes e funcionários foram treinados para o uso de ferramentas como o Moodle e Teams e para pesquisa em fontes de informação, entre elas a Biblioteca Digital, Portal de Periódicos CAPES, base de dados de normas Target GedWeb e base de dados de Direito RT Online. Dos conteúdos mencionados, o acesso aos livros digitais pela comunidade se destacou por apresentar incremento expressivo em seu uso. No primeiro semestre, mais de cinco mil e trezentos usuários acessaram a biblioteca online, o que representa um aumento de 57% em relação ao mesmo período do ano passado.

Além do aumento no número de usuários, ficou evidenciado também o maior volume de informação consumida na plataforma, considerando que o total de páginas visualizadas em 2020 (linha vermelha) mais que duplicou em relação a 2019 (linha verde), como mostra o gráfico:

“A Biblioteca reforça seu compromisso em atuar na capacitação de alunos, professores e funcionários para torná-los mais aptos e autossuficientes no processo de busca de informação, ensinando-os como e onde localizar fontes atualizadas e confiáveis”, afirma Pedro Maricato, gerente da Biblioteca.

É possível agendar treinamentos individuais ou em grupo com a equipe da Biblioteca via plataforma Teams, onde periodicamente são realizadas capacitações abertas e divulgados vídeos de treinamentos gravados.

Os interessados em marcar uma capacitação para uso de fontes de informação e outras ferramentas para otimizar seus estudos, clique aqui. Saiba como acessar recursos da biblioteca remotamente neste link.

Para acessar a equipe Teams Biblioteca (com formulário para pedido de artigos, agenda para suporte, vídeo tutoriais), acesse aqui.