Nota de falecimento: professor Luciano Junqueira (FEA)

Docente lecionava no Departamento de Administração

por Redação | 03/09/2021

Faleceu, hoje (3/9), aos 82 anos, o professor Luciano Antônio Prates Junqueira, docente do Departamento de Administração (FEA). Ele lecionava na PUC-SP desde 1978 e encontrava-se afastado em licença médica.

O velório será realizado neste sábado (04/08), a partir das 9h, no Memorial Parque Paulista (Rua Suécia, 56, Jardim Mimas, Embu das Artes - SP). A cerimênia de cremação ocorrerá às 12h30.

O professor Luciano Junqueira foi fundador do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor (NEATS), grupo interdisciplinar de pesquisa, formação e extensão criado em 1998, no Programa de Pós-Graduação em Administração da FEA PUC-SP. O núcleo congrega professores, alunos da pós-graduação e da graduação em Administração e de outras áreas do conhecimento como Direito, Ciências Sociais, Serviço Social, Psicologia e Economia, além de outros profissionais da área.

Era graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1969) e em Filosofia - Studium Generale Santo Alberto Magno (1962), mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1979) e doutor em Administração da Saúde pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente era professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, coordenador do NEATS, foi coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da PUCSP; foi professor Assistente Doutor da Universidade Católica de Santos ate 2012 e coordenador do Programa de Mestrado em Administração da mesma Universidade. Coordenava núcleos de estudos e pesquisa em políticas públicas e terceiro setor nas universidades que participou, realizando cursos de formação e pesquisas na área de políticas sociais e terceiro setor. Tinha experiência de consultoria e pesquisa na área de Administração da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão social, políticas públicas, em especial de saúde, terceiro setor, administração e organização pública, descentralização, intersetorialidade e recursos humanos. Participava como autor de artigos nas principais revistas científicas da área de administração (Qualis A) e como parecerista das mesmas. Participava de conselhos editoriais de revistas especializadas e, como consultor, de organismos nacionais e internacionais da área de saúde. Coordenou a Incubadora Social da UNISANTOS até 2012. Era referência em pesquisa sobre Redes e Intersetorialidade.

Nota de pesar dos professores e professoras do NEATS

"É com muito pesar que informamos que o nosso querido mestre, o professor Luciano Junqueira, fez a sua passagem hoje à tarde. O Professor Luciano foi uma das lideranças que lutou bravamente, desde a década de 90, pela defesa da Gestão Social nos cursos de Administração e também, pelo fortalecimento e profissionalização das Organizações Sociais. Com vasta e reconhecida produção acadêmica, criou em 1998, o Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor, o NEATS-PUCSP, responsável pela capacitação e formação de várias gerações de profissionais e organizações. Exigente, provocador, sempre estimulando seguirmos em frente. Guardaremos na lembrança a sua generosidade, entusiasmo, motivação e incentivo. As broncas com ternura, com muitas risadas e celebrações. Saudades, eternas. Manteremos o seu legado com muito orgulho e amor. Ao mestre, com carinho".