“Estudos sobre o desenvolvimento de games”: obra com acesso gratuito

Material é organizado pelo diretor da Faculdade de Estudos Interdisciplinares (Facei), prof. David Lemes

por Redação | 24/08/2022

O prof. David Lemes (Facei) é organizador do livro Estudos sobre o desenvolvimento de games, que agora está disponível para acesso gratuitamente (clique aqui e baixe o livro - versões EPUB | MOBI). A obra apresenta trabalhos acadêmicos e científicos acerca dos jogos digitais, produzidos por diversos pesquisadores atuantes no Brasil.

O livro foi produzido com recursos do Plano de Incentivo à Pesquisa (PIPEq / PUC-SP), com apoio do GATERME (​Grupo de Pesquisa em Games, Aplicativos, Tecnologias de Realidade Mista e Educação Empreendedora), do Mestrado Profissional em Desenvolvimento de Jogos Digitais da PUC-SP.

Segundo o autor, a obra começa situando o leitor no que é fundamental: o que de fato é um jogo? “Para isso, apresentamos as visões de alguns pesquisadores e desenvolvedores de jogos, principalmente para consolidar a perspectiva de que não existe uma única forma de ver o jogo”, afirma.

 

Game design

Lemes também salienta a importância do game design. “O tema não poderia ficar de fora, pois a evolução constante das tecnologias usadas nos jogos digitais traz novos desafios, e oportunidades, para que os designers de games e suas equipes possam explorar diferentes abordagens e formas do jogar, além de apresentar dicas e técnicas usadas por grandes desenvolvedores a fim de criar um jogo harmonioso, que faz sua estética, história, trilha sonora e mecânicas dialogarem”, ressalta o docente.

Ainda sobre o tema game design, a obra apresenta um conjunto de técnicas ágeis para produção artefatos individuais, independentes ou não, baseados em diagramas, figuras e textos para a documentação, organização e comunicação das características gerais e específicas de game design. O objetivo é oferecer uma visão única, flexível, ampla e detalhada para o time de desenvolvimento de games.

 

Interfaces

Outro assunto presente na obra são as interfaces para jogos digitais. “Por meio de referências e exemplos, é apresentado o processo de produção de interfaces de jogos de digitais que se baseiam em um método ágil, que permite que apenas com wireframes e protótipos de baixa fidelidade se teste e melhore a interface antes que ela chegue à versão final, economizando recursos financeiros e de tempo, otimizando o processo como um todo”, afirma Lemes.

“O leitor também pode se preparar para conhecer um framework para a criação de level design, a partir das práticas no mercado além da análise de algumas possibilidades de game design que quando aplicadas a esses momentos iniciais do game podem ensinar seu jogador a jogá-lo, sem quebrar a experiência proposta do jogo, de forma natural e mantendo o jogador em seu círculo mágico”, revela o autor.

 

Jogos e educação

“Sabemos que produção de jogos eletrônicos se apresenta como um evento global e um processo irreversível enquanto manifestação cultural. Neste sentido, os espaços dedicados à formação, nos quais compreendemos a educação, podem e muitas vezes se utilizam do universo digital dos games como forma de gamificação do currículo escola. Assim, um tipo de jogo emerge em meio a diversidade e natureza destes espaços e desenvolvedores e professores precisam unir forças no sentido de promover jogos epistemológicos nos quais aspectos da pesquisa científica e da diversão constituem o game design e level design – puzzles”, defende Lemes.

Para descrever as aplicações de perfis de jogadores e emoções no processo de desenvolvimento de jogos, a obra analisa comparativamente os principais os métodos, descrevendo as aplicações, no contexto da pesquisa e do desenvolvimento de jogos. “Juntamente a isso, veremos como o design thinking auxilia o processo de criação de jogos por alunos de diversas idades”, afirma.

 

Movimento estudantil

O leitor da obra também terá poderá conhecer a iniciativa interdisciplinar de estudo e prática em jogos — hoje chamada de Rio PUC Games (RPG), nascida na PUC Rio. Este movimento estudantil é composto por alunos de diferentes cursos de graduação, em sua maioria Design, que atuam em funções pertinentes ao desenvolvimento de jogos: artes, programação, design de jogos e produção.

Por fim, a obra também ajuda a entender as necessidades dos criadores de games pensarem em questões relevantes para a sociedade além de ter contato com projetos gamificados em realidade virtual, apresentando considerações sobre como um olhar sobre a imperfeição dos objetos no mundo real pode ser a chave para a criação da ilusão de perfeição em objetos tridimensionais, sem esquecer, claro, de descrever as experiências de idosos com jogos.

 

Coletânea

Estudos sobre o desenvolvimento de games integra uma coletânea, que também inclui a obra Level design, jogabilidade e narrativa para games. Clique aqui para saber mais.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.