Mostra Ecofalante reúne filmes, entrevistas e debates

A 11ª edição terá exibições presenciais e online

por Redação | 02/08/2022

A Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (Pró-CRC) e a Ecofalante – organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em 2003, e que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade –, convidam a comunidade acadêmica para a "Mostra Ecofalante – Especial Semana do Meio Ambiente". A abertura da mostra aconteceu na última quarta-feira (27/7), com um evento no Cine Reserva Cultural. A 11ª edição, totalmente gratuita, vai até 17/8, com exibição presencial em São Paulo e grande parte da programação de forma online para todo o Brasil. Confira a programação aqui.

No dia 03/08, ocorrerá a Masterclass “Cinema de Impacto - Filmes para Mudar o Mundo”, com Jean-François Camilleri, produtor internacional de filmes como “A Marcha dos Pinguins” e “Oceanos”, e presidente da Echo Studio. A aula abordará o cinema de impacto para produtores, realizadores, distribuidores e estudantes interessados.

Ao todo serão 108 filmes espalhados nas duas modalidades. A mostra traz também entrevistas e debates com reflexões para aqueles que se interessam pelas discussões socioambientais.

Alguns destaques desta edição são a homenagem a Jacques Perrin (1941-2022) com a exibição de quatro de seus sucessos, um como produtor (“Microcosmos”) e três como codiretor (“As Estações”, “Oceanos” e “Migração Alada” - este último indicado ao Oscar). E a Retrospectiva Sarah Maldoror (1929-2020), considerada a primeira mulher negra a dirigir um longa-metragem, nos marcos dos 50 anos do filme “Sambizanga”, vencedor de dois prêmios no Festival de Berlim, autora de obra voltada aos povos negros.

O clássico contemporâneo e marco do cinema socioambiental, “Koyaanisqatsi”, de Godfrey Reggio, será exibido no evento, celebrando os 40 anos de sua realização (confira datas e horários na programação).

Exibições especiais destacam a aclamada série “Uprising”, de Steve McQueen e James Rogan, e os elogiados longas-metragens “Generation Z”, de Liz Smith, e ”Searchers: O Amor Está nas Redes”, de Pacho Velez.

Em 2022, a seção Panorama Internacional Contemporâneo está organizada nos eixos: Ativismo, Biodiversidade, Economia, Emergência Climática, Povos & Lugares e Trabalho, além de sessões especiais. Estão incluídos filmes premiados nos festivais de Sundance (“Território”) e Locarno (“Mil Incêndios”), além do indicado ao Oscar “Ascenção”.

A importante Competição Latino-Americana, que tem a função de divulgar obras latino-americanas ao público brasileiro, traz o grande vencedor do Festival de Roterdã, o paraguaio “EAMI”, o argentino “Esqui, prêmio da crítica na seção Forum do Festival de Berlim, e “A Montanha Lembra” (Argentina/México), ganhador da competição internacional de curtas do É Tudo Verdade.

O Concurso Curta Ecofalante reúne curtas-metragens cujos temas dialogam com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e são assinados por alunos de instituições de ensino brasileiros. Participam produções de Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo.

Confira a programação completa em: https://ecofalante.org.br/programacao.

Cerimônia de Abertura da Mostra: (na foto) Rita Leão e Cláudia Mogadouro (Coletivo Janela Aberta), Chico Guariba (Diretor da Mostra Ecofalante), e prof. Pedro Aguerre (Assistente especializado da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias da PUC-SP)