Grupo de pesquisa da PUC-SP lança livro sobre as redes em tempos de pandemia e ascensão da extrema direita

Obra é organizada por Marcelo Prioste e tem download gratuito

por Redação | 02/08/2022

O Comunidata, grupo de pesquisa que tem como foco o estudo da comunicação de/entre dados, e é liderado pela profa. Pollyana Ferrari (Jornalismo), acaba de lançar o livro “Redes, séries e nós”, organizado por Marcelo Prioste (Pós em Tecnologias da Inteligência e Design Digital - TIDD).

A obra, publicada pela Editora Fi, aborda a influência das redes num contexto de pandemia de Covid-19, ascensão do pensamento político de extrema direita e de relações sociais e internacionais pautadas pela hostilidade.

Para o prof. Marcelo mapear o atual “universo em desencanto” foi uma ousadia dos autores. Na apresentação do livro, ele define tal contexto como um “ambiente em rede por onde trafegam entes digitais desenhados por algoritmos embutidos nas mais improváveis formas de comunicação e interação”.

A obra tem prefácio de Cassiano Terra Rodrigues (Laboratório de Filosofia, Lógica e Epistemologia da Tecno-Ciência (LabFILOETEC) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA). Em seu texto, escrito em fevereiro de 2022, no segundo verão brasileiro da pandemia de Covid-19, ele destaca que “este pequeno livro ajudará, como um genuíno mapa, quem quer que deseje não perder de vista o horizonte real das relações humanas”.

Os autores da obra são: Adriana Lima de Oliveira, Anselmo Penha, Claudir Segura, Edgard Luiz Bernardes Valderramas, Fábio Siqueira, Gabriela Zimbres, Luciana Livia Gonçalves, Marcelo Prioste, Marcus Bastos, Margareth Boarini, Missila Loures Cardozo, Pollyana Ferrari e Tamara Demuner.

Link para download gratuito: www.editorafi.org/ebook/542rede

Comunidata

O Comunidata é um grupo de pesquisa que tem como foco o estudo da comunicação de/entre dados. O assunto serve como base para a compreensão e o aprofundamento de temas como IA, design de experiências, mobilidade, textura híbrida das narrativas digitais, jornalismo de dados, narrativa transmídia, entre outros. Criado em 2015 com alunos do Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP e é liderado pela pós-doutora e professora da instituição Pollyana Ferrari.

Outros títulos do grupo: Comunicação digital na era da participação (Editora Fi, 2016), Fluído fluxo (Editora Fi, 2018), Nós (Editora Fi, 2020) e We (Editora Fi, 2022). “As obras têm o propósito de falar com todas as pessoas que querem entender como é viver no mundo de hoje”, afirma a coordenadora do grupo, Pollyana Ferrari.