PUC-SP sedia encontro de reitores de universidades comunitárias promovido pela ABRUC
A reitora Maria Amalia Andery recebeu o prêmio Mérito Educação Comunitária pela sua...
Evento será no Tucarena, às 19h30, e terá transmissão ao vivo pela TV PUC
Acompanhe a transmissão ao vivo da TV PUC clicando aqui.
Qual universidade queremos? Aquela tradicionalmente centrada nos cânones coloniais ou uma que seja definida pela diversidade humana e pela pluralidade intelectual? Na era da globalização de ideias e de culturas é necessário afirmar o diálogo entre múltiplas contribuições filosóficas e epistemológicas.
Além do universal eurocêntrico, trata-se de acolher abordagens em travessia de personagens e narrativas extra ocidentais, bem como daquelas que se imiscuíram nas fronteiras do Ocidente, como sugere o filósofo africano Jean G. Bidima a partir do seu conceito do "universal lateral". Essa perspectiva vai ao encontro da produção anti-eurocêntrica, policêntrica, dialógica e antirracista já em desenvolvimento na PUC-SP.
Esse é o debate do qual não se deve desviar, considerando que o Brasil é um país de maioria negra, embora não representada nos espaços de poder. Nessa direção, o Seminário pretende também ser locus da elaboração de proposta à PUC-SP para: - contratação de professoras e professores negras(os) via órgãos competentes da universidade, dando cumprimento ao seu Regimento Geral; - recenseamento dos estudantes negros e negras da PUC/SP para subsidiar política de ampliação de bolsas e de condições de permanência dessas(es) estudantes na universidade.
Trata-se de Evento acadêmico da PUC-SP, com chamada de trabalhos para as produções científicas e manifestações artísticas de estudantes e pesquisadores. As inscrições para participação no Seminário e para a submissão de trabalhos se dará por meio do Even3, no seguinte link: https://eventos.pucsp.br/10anosdaleidecotasnobrasil/
A programação prevista para a abertura, no dia 23, será presencial no Tucarena, às 19h30, e terá transmissão online TV PUC. O Seminário acadêmico, com apresentação dos grupos de trabalho, no dia 25, busca alcançar pesquisadores da comunidade acadêmica interna e externa, ativistas e participantes de movimentos sociais.
Programação:
23 novembro de 2022
18hs - Lançamento de livros do Selo Autorias Negras da EDUC:
Raça e Gênero: discriminações, interseccionalidade e resistências
Permanência e pós-permanência de jovens negras e negros no ensino superior: caminhos para a equidade étnico-racial”
Lançamento do livro da Professora Dra Matilde Ribeiro, intitulado: “Bicentenário da Independência do Brasil: escravidão, educação e lutas para a superação do racismo e exclusão”,
19h15 Momento dos coletivos negros da PUC-SP
19h30 Conferência de Abertura da Professora e ex Ministra de Igualdade Racial, Dra Matilde Ribeiro: “10 anos da lei de cotas: caminhos para o enegrecimento da PUC/SP”
25 de novembro de 2022:
Mesas dos Grupos de Trabalho de apresentação dos trabalhos e discussão dos trabalhos. Os GTs apresentarão os trabalhos em dois horários: 17 e 19horas
O Simpósio de trabalhos acadêmicos “10 anos da lei de cotas: caminhos para o enegrecimento da PUC/SP” tem comitê avaliador e coordenações do GT com a presença de docentes da PUC-SP e de fora, além de estudantes participantes de coletivos de movimentos negros da Universidade. A seguir os temas dos GTs:
GT 1. Raça, gênero e sexualidade
GT 2. Justiça, juventude e encarceramento
GT 3. Políticas afirmativas no ensino superior: docência e discência
GT 4. Comunidades tradicionais e religiosidades
GT 5. Epistemologia decolonais: racismo e antirracismo
GT 6. África/Brasil
GT 7. Música, arte e literatura
GT 8. Escravidão e pós abolição
GT 9. Tecnologias no Combate à Discriminação Racial
Chamada de trabalhos
A partir da proposição acima, convidamos todos(as) interessados(as) a inscreverem trabalhos, por meio de resumo de trabalho científico.
Período de inscrição: 10 a 31/10/2022 pelo link: https://eventos.pucsp.br/10anosdaleidecotasnobrasil/
A Chamada de trabalhos abrange:
resumos de trabalhos científicos;
O resultado da seleção dos trabalhos inscritos será divulgado em 10/11/2022 por email aos participantes e divulgado nas redes sociais da Universidade.
A apresentação dos trabalhos será no dia 25 de novembro em dois momentos - às 17 e às 19hs. A apresentação detrabalhos científicos terá duração de 15 minutos. Regulamento geral e maiores informações no Even 3: https://eventos.pucsp.br/10anosdaleidecotasnobrasil/ ou pelo e-mail: semanadaconsciencianegra2022@gmail.com
Realização:
Procrc
Cecafro-Depto de História
Faculdade de Direito
Núcleo de Filosofia: Depto de Ciências da Linguagem e Filosofia
Promoção:
Inanna
Neusa Santos
Saravá
Apoio:
Facicla
Depto. de História
Faculdadede Ciências Sociais
Curso artes do corpo
Arte: História, Crítica e Curadoria
Multimeios
Cedic
Curso de Relações Internacionais UFABC
Museu da Cultura
Programa de Pós Graduação em História
Faculdade de Direito
Fórum contra o Racismo (MPT, PUC-SP, Fecap, Fmu, Ufba)