Evento online debate "ESG: Caminhos de Transformação e Impacto Social"

Atividade gratuita do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor (Neats, pós em Administração)

por Redação | 17/10/2022

Dia 19/10, às 17h, o Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor (Neats, pós em Administração) realiza, em parceria com a TV PUC, a live ESG: Caminhos de Transformação e Impacto Social. As inscrições são gratuitas.

Podem participar gestores, colaboradores e voluntários de Fundações, Institutos e organizações da sociedade civil, colaboradores de empresas que prezem a responsabilidade socioambiental, pessoas interessadas em gestão social, políticas públicas, professores, estudantes, acadêmicos e demais interessados no tema. Clique aqui para acessar.

O ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, é um tema cada vez mais recorrente nos debates e fóruns empresariais de todo o mundo e vem se tornando cada vez mais relevante para obtenção ou restrição ao acesso a capitais e às perspectivas de desenvolvimento a longo prazo, pois os impactos socioambientais passaram a configurar demandas não apenas da sociedade, dos sistema ONU, dos governos, academia e de ONGs, mas também de bancos, instituições financeiras e de grandes investidores.

Os princípios ESG fundamentam-se no que se denomina “capitalismo sustentável”, um modelo em que o valor empresarial não está atrelado à busca desenfreada de lucro e ao cumprimento de apenas alguns critérios de sustentabilidade. A sociedade agora impõe que as empresas incorporem responsabilidades sociais, ambientais e de governança, que podem não estar relacionadas diretamente ao desenvolvimento de sua atividade, mas aos problemas que a sociedade enfrenta, a serem enfrentados, dentro de suas especificidades, por todos os atores sociais.

Este encontro NEATS celebra as primeiras turmas formadas no Curso de Extensão “ESG e Impacto Social das Práticas Corporativas” e as novas que estão iniciando sua formação.

O Encontro reunirá um time diverso e complementar de profissionais que se destacam na pauta ESG e, com diferentes olhares e experiências, desenvolvem esta agenda na prática:

- Fabio Alperowitch - diretor do Instituto FAMA, focado em campanhas aderentes às boas práticas ESG. É, do Instituto Brasil Israel, do Instituto Totós da Teté, conselheiro da "WWF Brasil", do "Pacto pela Equidade Racial", do "LIFE Institute" e do "Capitalismo Consciente Brasil". É um dos principais influenciadores na agenda ESG, segundo pesquisa LLYC

- Thayná Yaredy: sócia-fundadora da Gema Consultoria de Compliance em Equidade, presidente do Coletivo Me Representa e colaboradora do projeto Tretaqui

- Gilberto de Lima Costa Jr: professor de MBA Estratégia Empresarial da FGV, Diretor Executivo da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial e Diretor Executivo do JP Morgan.

- Mediação: Alice Gambardella: Socióloga, mestre e doutora em Serviço Social, é profa colaboradora no programa de pós-graduação em Serviço Social da Federal da Paraíba e do NEATS/PUC-SP, onde é docente do “Curso ESG e Impacto Social das Práticas Corporativas”. Possui experiência em trabalho social e ciência política, avaliação de políticas públicas. Nos últimos anos vem atuando no campo das calamidades públicas e ações de gestão e prevenção aos riscos de desastres. É também colaboradora do Instituto Santa Casa de Educação, Pesquisa e Inovação de São Paulo.