Alunos de Jornalismo participam da 5ª matéria do “Universidade no ar”, da rádio CBN
Fundasp firmou parceria com a rádio para veicular reportagens de estudantes mensalmente...
Programa foi criado em 2021 e está com inscrições abertas
Produzir conhecimentos inovadores que serão alternativas para o processo de substituição ou regeneração de células, tecidos ou órgãos, com o objetivo de restaurar a função normal ou remediar a função alterada. Este é o principal foco do Mestrado em Biomateriais e Medicina Regenerativa da PUC-SP, que está com inscrições abertas (clique aqui).
Coordenado pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS), o Programa de Pós-Graduação está localizado no centro do conjunto hospitalar de Sorocaba, cidade a 100 km da capital de São Paulo. Além da experiência acadêmica e profissional do corpo docente formado por doutores pesquisadores, os mestrandos podem contar com a infraestrutura de laboratórios equipados com alta tecnologia.
“Nossa proposta é qualificar os profissionais a partir da realização de pesquisas que contribuam com o desenvolvimento de soluções científicas e tecnológicas em Biomateriais e melhoria da qualidade de vida da população, além de capacitar docentes no ensino superior na área da saúde. As pesquisas estão a pleno vapor e já temos muitos resultados a comemorar, como o fato de que, com a bioimpressora 3D existente em nosso laboratório e que imprime células e biomateriais juntos, já estamos implantando em pacientes humanos”, afirma a profa. Moema de Alencar Hausen, vice-coordenadora do curso, em conjunto com a profa. Eliana Aparecida de Rezende Duek (coordenadora).
O Mestrado em Biomateriais e Medicina Regenerativa oferece duas linhas de pesquisa: “Biomateriais e Engenharia Tecidual” e “Liberação modificada de Fármacos”. Ambas são direcionadas ao desenvolvimento de biomateriais poliméricos sintéticos ou naturais a serem utilizados nos projetos de pesquisa do Programa. Os materiais desenvolvidos são testados em diversos experimentos que avaliam suas propriedades como agentes intermediários aos sistemas biológicos (humano ou animal) para tratar, reparar, regenerar ou substituir algum tecido, desempenhando efeito benéfico/terapêutico para fins curativos e retorno das funções normais do órgão acometido.
De caráter interdisciplinar, o curso pode interessar a profissionais com graduação em Biologia, Biomedicina, Biotecnologia, Enfermagem, Engenharia, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Química, Tecnólogos em Saúde/Sistemas Biomédicos/Polímeros e outras áreas afins.
Criado em 2021, o Mestrado em Biomateriais e Medicina Regenerativa da PUC-SP teve, em setembro de 2023, sua primeira defesa de dissertação. Carolina Silva Cardoso realizou pesquisa para avaliar a farmacologia da membrana de poli(álcool vinílico) (PVA) em combinação com a arnica e a laserterapia de baixa intensidade no processo de cicatrização de lesões cutâneas provocadas por queimaduras de segundo grau.
“Achei o programa muito atual e pertinente para as áreas de saúde, em especial por ter a oportunidade de trabalhar em uma pesquisa científica correlacionando a minha prática com cuidados no pós-operatório no processo de cicatrização. As aulas sempre muito dinâmicas: teóricas com experiências educacionais e tecnológicas, as práticas em Laboratórios contando com professores experientes e extremamente capacitados para compartilhar o conhecimento e orientar o processo. Finalizei o mestrado com a certeza e gratidão pelo conhecimento ampliado para minha área de atuação acadêmica”, ressalta Carolina.
O médico Marlon Moda, graduado pela PUC-SP com residência médica em cirurgia geral e trauma (PUC-SP) e residência médica em cirurgia do aparelho digestivo (UNESP), também ressalta a importância que o Mestrado em Biomateriais e Medicina Regenerativa significa em sua trajetória.
“A pós graduação me trouxe de volta para o mundo da pesquisa permitindo que eu fosse mais crítico na leitura de artigos da área médica e enriquecendo minha vida profissional e o cuidado com meus pacientes. O corpo docente, juntamente com os equipamentos do laboratório de biomateriais da PUC-SP, proporcionaram um excelente aprimoramento intelectual”, afirma Moda, que atualmente atende em diversos hospitais públicos e privados da cidade de Sorocaba e é preceptor da residência médica de cirurgia geral da PUC-SP.
TV GLOBO
PUC-SP na Mídia: menisco artificial produzido pelo Laboratório de Biomateriais
TV RECORD
PUC-SP na Mídia: pesquisadores do Laboratório de Biomateriais
Edital de inscrições do processo seletivo: clique aqui.
Programa de Pós-Graduação em Biomateriais e Medicina Regenerativa: clique aqui.