A Liga de Emergência e Trauma de Sorocaba (LETS) foi fundada em 1996, a partir da iniciativa do prof. José Mauro da Silva Rodrigues e dos acadêmicos de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP. Em 2021, celebrou seus 25 anos de fundação e, pouco depois dessa marca, o Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT) anunciou que Saori Okida, aluna do quarto ano de Medicina e presidente da LETS, será a próxima dirigente da entidade. “É a primeira vez que um estudante da FCMS assume esse cargo”, destaca o prof. José Mauro, o atual coordenador da LETS e docente da Universidade.
Saori ressalta que, devido às restrições da pandemia, somente neste ano a entidade pôde organizar seu tradicional Simpósio de Emergências Cirúrgicas e Trauma, assim como celebrar seus 25 anos de existência.
Este evento foi promovido em setembro e contou com a participação da profa. Marianne Reitz (cirurgiã-geral e do trauma no Hospital Municipal de São José dos Campos) e dos profs. Marcelo Ribeiro (chefe do departamento de Cirurgia Geral e do Trauma no Hospital Sheikh Shakhbout Medical City, em Abu Dhabi, UAE), Gustavo Parreira (da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo) e José Mauro Rodrigues.
“A Liga de Trauma é uma das mais antigas da FCMS. Realizamos o simpósio com o apoio do prof. José Mauro. Além disso, no começo deste ano, planejamos ações para a campanha Maio Amarelo, um projeto relevante da Liga, mas que perdeu força durante a pandemia; potencializamos a produção acadêmica e restabelecemos os laços tradicionais com a CoBraLT, entidade cofundada pela FCMS”, declara Saori.
Durante o Maio Amarelo, mês voltado à conscientização da segurança no trânsito, a LETS, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba e a CCR Rodovias, promoveu blitzes educativas para motociclistas, enfatizando a correta utilização de equipamentos de segurança, como capacete e luvas.
Em outra iniciativa, os membros da Liga e um representante do Corpo de Bombeiros ensinaram procedimentos e técnicas de primeiros-socorros a um grupo de ciclistas amadores de Santo André (SP), que possui cerca de 150 integrantes.
Ainda em 2023, a LETS também participou do Projeto ABC, encabeçado pela Liga de Pediatria da FCMS, cujo objetivo é oferecer atendimento clínico para crianças, com especialistas das áreas de oftalmologia, neurologia, endocrinologia e pediatria. “Orientamos os pais sobre como prevenir acidentes domésticos, os riscos de cada ambiente da casa, manobras para quando ocorrerem convulsões ou engasgos e como agir em caso de queimaduras”, relata Saori.
Quando a estudante assumir a presidência do CoBraLT, em dezembro, ela pretende dar continuidade aos projetos já existentes, como o Salvando Vidas, e intensificar a produção de podcasts com especialistas. Seu objetivo é equiparar essas iniciativas em importância ao principal evento do CoBraLT, o Congresso Brasileiro das Ligas de Trauma.
Por fim, em 2024, a FCMS assumirá um papel de destaque no XVI Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait) e no XXVI Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma. O prof. José Mauro revela que os eventos ocorrerão em São Paulo, entre 15 e 17 de agosto, e a coordenação será da própria Universidade.
Processo Seletivo 2024
O curso de Medicina da PUC-SP está com inscrições abertas até o dia 14/11/23 para o processo seletivo. Clique aqui e saiba mais.