Pós em “Educação: Currículo” une produção acadêmica e importância histórica

Inscrições estão abertas para Mestrado e Doutorado, até 30/10

por Thaís Polato | 25/10/2023
Acervo ACI

Quase meio século de história e sempre olhando para o futuro. Assim é o Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo (CED) da PUC-SP. Mais de 1.500 dissertações e teses já foram defendidas no Programa ao longo das últimas quatro décadas. Até o dia 30/10, estão abertas as inscrições para Mestrado e Doutorado, clique aqui para acessar.

“Na trajetória do CED, constam produções científicas relevantes na área e atuações significativas de seus docentes em gestões democráticas da educação pública brasileira”, afirma a profa. Branca Jurema Ponce, que coordena o Pós em conjunto com a profa. Fernanda Coelho Liberali (vice-coordenadora).

Ao longo dessa história, nomes consagrados da educação brasileira atuaram como docentes do Programa, com destaque para Paulo Freire, internacionalmente reconhecido. “Trata-se de uma história de forte compromisso com as questões e os temas de importância estratégica para a educação brasileira do ponto de vista do Currículo”, afirma a profa. Branca.

A PUC-SP recebeu Paulo Freire como docente na década de 80, em seu retorno do exílio imposto pela ditadura militar. Após a morte do educador, a Universidade fundou a primeira Cátedra “Paulo Freire”, que se mantém academicamente produtiva, atualizando e divulgando sua obra até os dias de hoje.

 

Currículo considerado em seu caráter histórico

O Programa tem como grande área de concentração o “Currículo”, sem reduzir o conceito a um conjunto de prescrições escolares formais. No CED, o currículo é considerado em seu caráter histórico, portanto conflitivo, atravessado por interesses e direitos econômicos, sociais, científicos, tecnológicos e culturais, em meio à diversidade de sujeitos, grupos e ações, pelos quais se realiza.

As pesquisas são realizadas nas linhas “Currículo, Conhecimento e Cultura, “Formação de Educadores”, “Novas Tecnologias em Educação” e “Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares”.

As atividades do CED abrangem os cursos de Mestrado e Doutorado, a supervisão de projetos de pesquisa de Pós-Doutorado e diversas ações externas, vinculadas não somente a outros Programas, mas também a outras universidades, instituições da sociedade civil e organizações governamentais, do País e do exterior.

“O que nos move como docentes e discentes pesquisadores é acreditar no ser humano, afirmar valores desejáveis para a vida, apostar na riqueza da diversidade, na potencialidade da alegria como expressão da confiança no devir, tendo o conhecimento como mediador dessa construção”, ressalta a coordenadora do Programa.

Manter as suas raízes e expandir constantemente o seu potencial de inovação na produção intelectual de referencial teórico e prático em educação mediada por tecnologias digitais também são questões que movem o CED.

A cada dois anos, por exemplo, o Programa propõe e sedia o evento internacional Web Currículo. Além disso, tem aberto frentes de cooperação em rede, priorizando projetos interinstitucionais, internacionais e interdisciplinares, de pesquisa, extensão e ensino.

 

 


Ex-alunos contam sua experiência na PUC-SP

Alex Garrido
Doutorando do Programa de Educação e Currículo da PUC-SP, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFPel, Licenciado em Ciências Biológicas. Atua no Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividade no Contexto Escola (LACE - PUC-SP), com pesquisa e extensão em comunidades tradicionais e Quilombolas de São Paulo.

“Ao ingressar na Pós-Graduação em Educação: Currículo tive a satisfação de fazer parte do Programa idealizado pelo Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire. Foi um sentimento único e por vezes ainda me indago. ‘Eu estou estudando na PUC de São Paulo?’ Sim, eu estudo na PUC-SP. Vindo de uma estrutura social de fragilidades, mãe solteira com seis filhos e doméstica, sou a contradição de um sistema meritocrático.  Só tenho agradecimentos pela PUC-SP ao aderir às ações afirmativas em seus programas. Os professores são amorosos, preparados para receber e acolher as diversidades e seus horizontes intelectuais. O impacto em minha vida pessoal e profissional está nos resultados obtidos. Pela primeira vez sairei do continente para um evento internacional, na Índia, para discutir elementos do meu conceito de Necrocurrículo. Essa foi uma das oportunidades construídas nesta jornada de estadia na PUC-SP”.

 

Thaís Almeida Costa
Pós-doutoranda em Educação: Currículo pela PUC-SP. Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP. Mestre em Educação pela PUC-Minas. Especialista em Educação Infantil pela Uni BH. Psicóloga pela UFBA com experiência em gestão educacional (pedagógica e administrativa) da Educação Infantil ao Ensino fundamental. Pesquisadora em políticas públicas educacionais e justiça curricular. Membro do Grupo de Educação e Pesquisa em Justiça Curricular (Gepejuc).

“A PUC-SP transforma. Perfeita tradução sobre os meus quatro anos no Doutorado do Pós em Educação: Currículo.  Ser aluna da PUC-SP é ser convocada ao inconformismo, é legitimar nosso compromisso social de atuar contra as inúmeras injustiças cotidianas, é perceber-se na construção coletiva de uma política da esperança. Viver nesse espaço é munir-se de instrumentos emancipatórios, fazendo-nos perseguir ensandecidamente horizontes democráticos insurgentes. Sou grata a essa instituição e a meus/minhas queridos/as professores/as, por fazerem da pesquisa acadêmica um ato humano, amoroso, solidário e inclusivo, por me transformarem em uma pessoa/profissional/educadora melhor para o mundo”. 

 


Inscreva-se

Edital de inscrições do processo seletivo: clique aqui.

Programa de Pós-Graduação em Educação: Curriculo: clique aqui.

 

 

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