17ª Semana da Enfermagem de Sorocaba e Região celebrará 70 anos do primeiro curso de graduação para enfermeiros

Ação acontece no dia 25/5, das 8h às 12h

por Redação | 24/05/2023

No dia 25 de maio, das 8 às 12 horas, a 17ª Semana da Enfermagem de Sorocaba e Região celebrará o septuagésimo aniversário do início do primeiro curso de graduação em Enfermagem na região. As apresentações acontecerão no anfiteatro Professor-Doutor José Ramos de Oliveira Júnior, localizado no quarto andar da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP. As inscrições devem ser feitas em www.portal.coren-sp/semana-2023

História

A primeira formação em Enfermagem na região foi oferecida pela Escola de Enfermagem Coração de Maria. Iniciado três anos após seu lançamento, o curso foi um projeto de Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, arcebispo de São Paulo de 1944 a 1964, que delegou às irmãs franciscanas do Coração de Maria a tarefa de estruturar o programa e ministrar as aulas.

A atual coordenadora acadêmica do curso de Enfermagem da FCMS, Dirce Setsuko Tacahashi, relembra que uma crise financeira em 1968 levou a Escola de Enfermagem Coração de Maria a solicitar à Reitoria da PUC-SP a suspensão parcial do curso por um ano.

“Em 1969, o curso, que até então era realizado no Hospital Santa Lucinda e no Hospital Regional, foi transferido para um prédio anexo à Faculdade de Medicina, onde permanece até hoje”, explica Tacahashi. “No mesmo ano, as irmãs franciscanas deixaram a Escola Coração de Maria, que passou a ser chamada de Curso de Enfermagem da PUC-SP”.

Em 2007, uma nova e importante fase foi iniciada. “O curso foi totalmente remodelado. A aprendizagem passou a ser centrada no estudante, com conteúdos organizados em eixos e módulos e foco na avaliação formativa do estudante”, conta Tacahashi. “Implementamos metodologias ativas de aprendizagem e a estratégia pedagógica Team Based Learning (TBL), que permite ao aluno transitar de maneira mais autônoma em seu percurso de aprendizagem, de forma colaborativa e cooperativa.”

Atualmente, o curso prioriza a atuação do estudante no Sistema Único de Saúde (SUS) e mantém convênio com as Secretarias de Saúde dos municípios de Sorocaba e Votorantim, Hospital Unimed de Sorocaba, Hospital Regional de Sorocaba Dr. Adib Domingos Jatene e Santa Casa de Sorocaba. Além disso, possui uma unidade de ensino própria – o Hospital Santa Lucinda – e oferece condições de estágio remunerado em hospitais.

Evento

A 17ª Semana da Enfermagem terá a presença de Sérgio Cleto, conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP); Godofredo Campos Borges, diretor da FCMS; Cláudio Pompeu Chagas Dias, secretário da Saúde de Sorocaba; Izilda Maris Chiazzotto de Moraes, secretária da Saúde de Votorantim; Diego Stefan Catani, diretor da regional São Paulo da

Associação Brasileira de Enfermagem; Roseli de Fátima Zacharias, gerente de Enfermagem do Hospital Regional de Sorocaba e Sílvia Luíza de Paula Stramm, gerente de Enfermagem do Hospital Santa Lucinda.