18 de outubro de 2024: IESP comemora 70 anos

Instituto Educacional São Paulo é a escola bilíngue para surdos da Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (DERDIC)

por Redação | 18/10/2024
Divulgação
Texto: profa. Priscilla Perugini (professora do IESP e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP)

Celebrar os 70 anos do Instituto Educacional São Paulo (IESP), a escola bilíngue para surdos da Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (DERDIC) é reconhecer uma história de pioneirismo e dedicação à educação do surdo.

A DERDIC é uma unidade suplementar mantida pela Fundação São Paulo e vinculada academicamente à Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP, atuando nas áreas da Saúde e Educação, oferecendo serviços e atendimento interdisciplinar a pessoas com alterações de audição, voz e linguagem, independentemente da faixa etária, e credenciada como Centro Especializado em Reabilitação CER II – para as deficiências auditiva e intelectual, na rede SUS.

Referência de ensino e impacto social

Desde sua fundação em 1954, o IESP tem sido um pilar fundamental na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, formando cidadãos autônomos e preparados para enfrentar os desafios da vida e do mercado de trabalho.

Criado com o objetivo de oferecer uma educação de qualidade para crianças e jovens surdos, o IESP tornou-se, ao longo dessas sete décadas, uma referência. Nos últimos anos, o seu trabalho é baseado no desenvolvimento de projetos inovadores e metodologias pedagógicas adaptadas às necessidades da educação do surdo, com foco no aluno, na inclusão e no respeito à diversidade.

Além de seu impacto pedagógico, privilegiando famílias de baixa renda, o Instituto Educacional São Paulo tem uma forte presença na comunidade, promovendo eventos que valorizam a identidade surda e a Língua Brasileira de Sinais (Libras), e incentivando a participação cultural e artística com projetos desenvolvidos em parceria com a Fundação Crespi-Prado e a Fundação Prada.

Oficinas, palestras, apresentações e atividades culturais são realizadas com frequência, aproximando os alunos, suas famílias e a sociedade, e reforçando a importância da inclusão e da diversidade como elementos essenciais de uma sociedade mais democrática, respeitosa, inclusiva e equitativa.

Trabalho incansável e ambiente acolhedor

A história de sucesso do IESP é construída diariamente com o trabalho incansável de professores, gestores, funcionários e famílias, que criam um ambiente acolhedor, dinâmico e transformador. Todos aqueles que passaram pela Instituição, tanto alunos quanto profissionais, deixaram sua marca em uma escola que, ao longo dos anos, se tornou sinônimo de excelência em educação de surdos.

Hoje, o Instituto Educacional São Paulo celebra 70 anos de história, consolidado com a implementação e funcionamento do Ensino Médio Bilingue e Multicultural como uma referência na educação de surdos no Brasil. Sua atuação tem inspirado outras instituições e profissionais a adotarem práticas mais inclusivas e a enxergarem o potencial de cada indivíduo, de acordo com suas condições. A celebração desta data é uma homenagem ao legado do IESP e uma reafirmação de seu compromisso com o futuro, sempre na busca por avanços na educação, no respeito e na inclusão.

Parabéns, Instituto Educacional São Paulo, pelos 70 anos de conquistas e transformação! Que os próximos anos tragam ainda mais realizações e que a Instituição continue sendo um exemplo de excelência na educação de surdos no Brasil.