Agora é no campus! PUC-SP convida comunidade acadêmica para reencontro presencial

Entre os dias 21 e 24/2 haverá atividades para integrar docentes, estudantes e funcionários

por Redação | 08/02/2022

A Reitoria da PUC-SP, junto a todos os segmentos da Universidade, elaborou uma série de atividades para uma semana de reencontro presencial, depois de dois anos de atividades remotas ocasionadas pela pandemia da Covid-19.

Leia a seguir o convite da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (PróCRC):

“De 21 a 24 de fevereiro abriremos as portas do campus Monte Alegre (atividades nos demais campi estão sendo programadas, informe-se), para toda a comunidade acadêmica da PUC-SP – professoras/es, estudantes, funcionárias/os. São especialmente aguardados os estudantes ingressantes de 2022 e os novos alunos de 2021, que só conheceram a Universidade através das atividades remotas de ensino!

Desde março de 2020 vivemos as agruras da pandemia da COVID-19, e elas não foram e não são poucas, nem leves. Contudo, com o avanço expressivo da vacinação e com a incorporação das medidas de biossegurança, temos a previsão de retorno presencial na PUC-SP para o início do semestre letivo de 2022, em 03/03/2022. Claro que, se houver necessidade de novas medidas restritivas, a PUC-SP não hesitará em adotá-las, pois a saúde e a segurança da comunidade universitária serão sempre prioridades indiscutíveis!

Por isso, preparamos esse momento de reencontro antes do início das aulas (de 21 a 24/02/2022) para celebrar a vida, conversar sobre o que estamos passando, habitar de novo nossos campi e apresentá-los àqueles que ainda não tiveram a chance de desfrutá-los.

A Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias, em conjunto com Reitoria e diversos parceiros de nossa PUC-SP, programou este “Reencontro”, que é simbolizado pela imagem produzida pelo artista plástico Elifas Andreato: junto com a referência ao Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, traduz sentimentos e expectativas profundos de afeto e de reencontro presentes em nossa comunidade acadêmica. Clique aqui para assistir a um vídeo do artista sobre como foi a criação do cartaz.

Para além da vivência do luto e da indignação, frente à magnitude da pandemia em nosso país, valores humanos de solidariedade e de superação se fazem presentes no desejo da volta à vida acadêmica presencial, essência de uma Universidade.

Para o Reencontro, preparamos uma programação nas áreas externas de nosso Campus Monte Alegre, em lugares que fazem parte da história da PUC: a Rampa, a Prainha, o Pátio da Cruz, o Saguão da Biblioteca, a Quadra, o Bosque, entre outros!

As atividades se iniciam na segunda-feira, 21/2 às 11h da manhã e seguem até quinta-feira, sempre das 11 às 20 horas.

A Abertura Oficial do Reencontro será na segunda-feira, às 17h30 no Tuca, com a presença da reitora Maria Amalia Pie Abib Andery. Essa atividade será seguida pela espetáculo “MARIO DE ANDRADE: O PAPA DO MODERNISMO”, estrelado pelo ator Pascoal da Conceição (baseado no filme do "Mário de Andrade desce aos infernos com Pascoal da Conceição").

A programação contou com muito diálogo e parceria com nossos Centros Acadêmicos, Atléticas, Baterias e Coletivos, que programaram diversas atividades.

A maioria das atividades será aberta e ao ar livre. Apenas algumas precisarão de inscrição prévia (pelo Even 3): a atividade no Tuca, a oficina de Origami e o projeto Brincadas. Diversas outras atividades, como a Roda de Samba “Inimigos do Batente”, o “Slam Interuni” e o Sarau “Poesia na PUC” poderão ser vistas nos diversos espaços do campus.

Contudo, este Reencontro precisará seguir algumas orientações sanitárias fundamentais:

•             é obrigatório o uso de máscara, evitando-se situações de aglomeração,

•             não haverá espaços de alimentação em funcionamento

•             pede-se para evitar o consumo de comidas e bebidas no campus (será distribuída água)

•             para entrar no campus será necessário apresentar o registro do esquema vacinal completo

•             manter o distanciamento social

•             manter o tempo de permanência dentro dos turnos indicados:

- manhã, das 11h às 13h,

- tarde, das 13h às 17h,

- noite, das 17h às 20h

Clique aqui para saber mais sobre a programação completa.

A entrada será feita pelo Prédio Bandeira de Mello (Rua Ministro Godói, 969) e pela rampa (Rua Monte Alegre, 984)."

Veja, a seguir, outros conteúdos publicas sobre o Reencontro 2022:

Reencontro 2022: conversa com a Reitoria

Reencontro 2022: ação de solidariedade

Reencontro 2022 recebe Mário de Andrade

Reencontro 2022: hotsite estreia com programação completa

A arte do reencontro: artista cria peça exclusiva para a volta presencial aos campi

Reencontro 2022: reitora celebra volta presencial aos campi

Reencontro 2022: agora a programação é no campus!