Alunas de Jornalismo entrevistam o prof. e economista Ladislau Dowbor

Docente analisou o cenário político-social brasileiro

por Redação | 06/12/2021

Em entrevista feita no dia 7/10, via Teams, as alunas Isabela Cagliari e Rafaele Oliveira, do curso de Jornalismo, discutiram sobre a ação da ciência e da tecnologia no cenário político-social brasileiro com o economista e professor de Economia e Administração na Pós-graduação da universidade, Ladislau Dowbor.

Autor e coautor de mais de 40 livros, Dowbor é formado na Suíça com mestrado e doutorado na Polônia. Atualmente, além de atuar como professor titular da PUC-SP, é também consultor da Organização das Nações Unidas (ONU) e conselheiro de diversos institutos.

Conclusão da monitoria da disciplina Oficina do Texto Jornalístico: Ciência e Tecnologia, a entrevista com o professor, segundo as autoras, rendeu "reflexões sobre a realidade brasileira e como ela apresenta-se interessante para aqueles que estão no poder – enriquecendo a partir da miséria de grande parcela da população".

Dowbor tratou sobre o conceito de capital improdutivo, defendeu o livre acesso ao conhecimento e o direito aos bens comuns, discutiu o sistema imaterial do dinheiro, a desigualdade existente no Brasil e a falta de organização político-social que resulta na atual convergência de crises.

Além disso, destacou a influência das grandes corporações na economia, listou propostas para o resgate do uso produtivo dos recursos financeiros e para a superação do neoliberalismo. Abordou o endividamento em massa no País, opinou sobre sustentabilidade e mostrou que, se usadas sabiamente, a ciência e a tecnologia podem contribuir para um expressivo avanço na produtividade brasileira.

O bate-papo foi transcrito e publicado na revista ibero-americana para a comunicação e cultura contra-hegemônica da PUC-SP, Nhengatu. Assim, consta na edição atual do periódico, n. 5, Cultura e Sentidos. Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.