Aluno mestrando em filosofia faz estágio de pesquisa na Alemanha

Bruno Bueno Poli conquistou Bolsa de Pesquisa na Universidade Martinho Lutero de Halle-Vitemberga, na Alemanha

por Redação | 10/04/2023

O aluno Bruno Bueno Poli, mestrando do Departamento de Filosofia e integrante do Grupo de Pesquisa das Origens da Filosofia Contemporânea (Cpofc), liderado pelo Prof. Mario Porta, realiza estágio de pesquisa na Universidade Martinho Lutero de Halle-Vitemberga (Halle an der Saale, Alemanha).

Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o aluno pleiteou e conseguiu uma Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior. A ideia desta modalidade de bolsa é que o estudante vá para o exterior, permaneça lá seis meses e desenvolva um novo projeto de pesquisa, o qual dialogue com aquele de sua dissertação.

Bueno conta que “embora o processo de elaborar um outro projeto para pleitear uma nova bolsa tenha sido trabalhoso, o resultado foi bastante recompensador.” Bruno Poli chegou em Halle há duas semanas e afirma a importância dessa oportunidade “alguns dos principais autores do meu tema de pesquisa, que foca no século 18 alemão, discutiram em Halle e, por isso, a universidade concentra diversos textos centrais para os meus estudos”.

O estágio de pesquisa do aluno não ocorre de maneira isolada, mas insere-se em uma rede de vínculos internacionais já consolidados pelo Grupo de Pesquisa das Origens da Filosofia Contemporânea (Gpofc). Amostra disso é que, simultaneamente, outros dois integrantes do Gpofc fazem estágios de pesquisa na Universidade de Leipzig, localizada a apenas 40 km de Halle.