“Dia de primavera: o legado de Nadir Kfouri”
Documentário de estudante de Jornalismo mostra trajetória pessoal e acadêmica da reitora...
Nos dias 12, 13 e 14/11, nove alunos da Cátedra Paulo Freire (PUC-SP) marcaram presença no XIII Seminário Paulo Freire/XI Encontro de Cátedras e Grupos Paulo Freire, realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento reuniu pesquisadores, estudantes e educadores de todo o Brasil para aprofundar o debate sobre o legado do patrono da educação brasileira, Paulo Freire.
Os estudantes dos Programas de Pós-Graduação em Educação: Currículo (CED) e Mestrado em Educação: Formação de Formadores (FORMEP) da PUC-SP apresentaram pôsteres de suas pesquisas, contribuindo com debates sobre a educação emancipatória e o compromisso com a transformação social. A Cátedra Paulo Freire da PUC-SP, coordenada pela profa. Ana Maria Saul, tem uma trajetória singular: a professora compartilhou por 17 anos a experiência docente ao lado de Paulo Freire, imprimindo em sua coordenação e regência, a política e a prática do pensamento freireano.
A doutoranda Priscilla Perugini foi responsável por apresentar, na sessão de Encontro de Cátedras, o trabalho realizado na Cátedra Paulo Freire da PUC-SP, ao longo dos seus 26 anos, com destaque para o ano de 2024.
Outros dois participantes da Cátedra, Camila Gomes Arellaro Caetano e Fábio Rogério Nepomuceno, mesmo não podendo estar presentes fisicamente no evento, tiveram seus trabalhos aprovados e seus pôsteres foram expostos durante o encontro.
Os alunos Hamilton Francisco de Souza Filho e Ligia Colonhesi Berenguel, da Cátedra Paulo Freire da PUC-SP, participaram do XIII Seminário Paulo Freire e XI Encontro de Cátedras e Grupos Paulo Freire na UFPE como ouvintes. Além de se aprofundarem nos debates e reflexões promovidos durante o evento, os dois pós-graduandos também estiveram presentes para prestigiar os colegas da Cátedra que apresentaram pôsteres de suas pesquisas, reforçando o espírito coletivo e o compromisso com a troca de saberes que caracteriza a tradição freireana.
A presença ativa da Cátedra Paulo Freire da PUC-SP nesse encontro reafirma o compromisso da Universidade com a formação de educadores críticos e com a construção de uma sociedade mais justa e democrática, baseada nos valores do diálogo e da humanização.
Clique aqui e saiba mais sobre este espaço singular de estudos, pesquisa e produção bibliográfica sobre e a partir do pensamento de Paulo Freire.