Alunos da Enfermagem e Medicina doam sangue ao Hemonúcleo de Sorocaba

Atividade aconteceu no dia 9/8, na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde

por Redação | 12/08/2024

Em 9/8, em uma iniciativa para fortalecer os estoques do Hemonúcleo de Sorocaba, estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP realizaram uma campanha de doação de sangue. A ação fez parte das atividades de recepção aos novos alunos neste segundo semestre e contou com o apoio da Liga de Hematologia, que tem como responsável o professor-doutor Marcelo Gil Cliquet.

Para realizar essa campanha, os estudantes se mobilizaram junto ao Programa de Atendimento Comunitário (PAC). De acordo com o professor-doutor Cliquet, essa atitude é importante e elogiável. “Sabemos que não há substituto para o sangue humano e que ele e seus componentes são essenciais para vários procedimentos e tratamentos médicos”, enfatizou. “Para que esses procedimentos possam ser realizados, dependemos das doações voluntárias. Nossos alunos entendem isso e são incentivados para a ação. Parabéns a todos”, completou.

A psicóloga Shelley Pinhal, do PAC, reitera que a atitude voluntária da doação reforça os valores da Universidade em desenvolver e capacitar profissionais da saúde humanizados, pois serão eles, futuramente, que utilizarão desse recurso para suas práticas.

A professora-doutora Dirce Takahashi, coordenadora do curso de Enfermagem, ressaltou que a proposta de continuidade na recepção dos novos alunos é motivadora, pois eles iniciam o semestre com empenho e dedicação aos estudos e ao próximo. “Nossos estudantes sempre participam de forma ativa na doação de sangue e levam esta experiência para toda a sua jornada profissional. Agradecemos imensamente cada gota de esperança que eles proporcionaram, pois serviram como inspiração para seus colegas também doarem sangue.”

Com a campanha, a FCMS reforçou a importância e conscientização para a doação de sangue, contribuindo com o Hemonúcleo de Sorocaba, responsável pelo fornecimento de sangue aos hospitais da cidade e região.