Alunos da medicina participaram do programa Jovens Brasileiros em Ação

Projeto se estende tanto para escolas públicas quanto particulares

por Redação | 15/12/2023

Na noite de 11/12, ocorreu a solenidade de formatura dos estudantes do ensino médio que participaram do programa Jovens Brasileiros em Ação (JBA) da Polícia Militar do Estado de São Paulo ao longo do ano. Alunas do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS), da PUC-SP, que contribuíram com o projeto realizando atividades educativas voltadas à educação sexual, compareceram ao evento realizado no Teatro Municipal Teotônio Vilela.

A professora-doutora Maria Valéria Pavan, docente do módulo de Prática em Atenção à Saúde II, representou a FCMS, acompanhando as estudantes Manuela Braga de Oliveira, Maria Clara Périco Perez, Maria Eduarda Benatti Spengler, Maria Eduarda Munhoz Simeão Baganha, Maria Fernanda da Silva Oliveira, Maria Isadora Rodrigues Carlos, Mariana Bueno Caetano de Paula, Marina Oliveira Sustovich (do 2º ano) e Luísa Hercowitz Tagnin (6º ano).

O JBA foi idealizado por policiais militares em 2011, com o objetivo de formar lideranças em escolas e na comunidade. Até o ano passado, já havia atendido mais de 55 mil jovens em Sorocaba e região.

O programa é direcionado a adolescentes com idades entre 12 e 18 anos, podendo, excepcionalmente, alcançar outros com até 24 anos. O JBA atende tanto escolas públicas quanto particulares e, de acordo com o entendimento, pode ser estendido a associações, condomínios ou grupos organizados.