Alunos do Curso de Ciência da Computação participam de gincana

Se aventurar na biblioteca do campus, pesquisar sobre um jogo de raciocínio milenar e incentivar os alunos a trabalharem em equipe foram os principais objetivos da atividade

26/06/2018

Na semana passada, o Campus Marquês de Paranaguá foi palco de uma gincana organizada pelos professores Lisbete Madsen Barbosa, Mario Madureira Fontes e Julio Arakaki. O objetivo da atividade era incentivar os alunos do primeiro ano do curso de Ciência da Computação a conhecer a biblioteca do campus, realizando uma pesquisa na web e trabalhando em equipe.

A gincana foi composta por três tarefas ligadas ao Jogo do NIM, primeiro jogo estudado dentro dos princípios matemáticos que teve sua origem antiga China e convida o jogador a exercitar seu raciocínio.

A primeira tarefa da gincana envolvia uma pesquisa na biblioteca onde os alunos precisavam interpretar informações passadas pela Profa. Lisbete no início da gincana. O objetivo era localizar trechos de assuntos relacionados ao NIM em alguns livros.

Já a segunda tarefa exigia uma pesquisa na web sobre o jogo e suas curiosidades, enquanto que a terceira etapa propunha que as equipes aplicassem todo o aprendizado das aulas de laboratório de programação e de desenvolvimento de algoritmos na programação do jogo do NIM para  programar uma máquina para vencer.

A equipe de apoio foi formada pelos alunos do terceiro ano do curso de Ciência da Computação Caroline Appolinario, Thais Bastos, Mirella de Medeiros, João Fouyer, João Pedro e Jayme Arthur Lopes Preto, que ajudaram a tornar a gincana uma realidade, monitorando os alunos durante as atividades e auxiliando os professores nas tarefas da gincana."