Artigo: O significado das cinzas, da Quaresma e da Campanha da Fraternidade 2024

Texto por Fernando Altemeyer Jr, professor e assistente doutor da PUC-SP

por Fernando Altemeyer Jr | 16/02/2024

Carnaval, do italiano, carnevale: folguedo, triduo de momo ou folia. Os portugueses chamavam-no de entrudo, jogando nos cantantes das ruas, muita água suja, farinha, tinta, papel. Se propagou a ideia pagã da liberação da sexualidade. Acredita-se que tenha surgido na Grécia,  em meados dos anos 600 a 520 aC., quando celebravam cultos em agradecimento às divindades pela fecundidade do solo e fartura na colheita. As folias carnavalescas remontam aos bacanais greco-romanos, festas dionisíacas ou festas da carne.

O Brasil organiza, desde o século XIX, festas envolvendo multidões pelas ruas das cidades com destaque internacional para o frevo de Olinda e Recife, em Pernambuco, e o carnaval na Marques de Sapucaí, do Rio de Janeiro (RJ). Na Bahia, a força e a beleza do povo negro se manifesta da Praça Castro Alves até a beira-mar soteropolitana, seguindo potentes trios elétricos. Blocos como o dos Filhos de Gandhi já existem há mais de 50 anos. Hoje fazem parte do patrimônio artístico cultural de nosso povo brasileiro. Em toda cidade sempre há um bloquinho ou grupo de dançantes pelas ruas e bairros. Uma veste singela, alguns adereços e alegria. Após a festa do corpo começava o período de abstinência e jejum por 40 dias. A seu modo, cada lugar e região brinca com rosto cultural próprio. Na maioria das vezes de forma propositalmente extravagante, mas também infantil e familiar. O carnaval termina na quarta-feira de Cinzas.

Cinzas são sempre símbolo de penitência, de luto, de fogo que extingue, e também de fênix que renasce e reacende do que parece morto, ao mostrar a finitude da matéria passada pela prova de fogo. Representam simultaneamente o pecado e a fragilidade humana (livro da Sabedoria 15,10; profeta Ezequiel 28,18; profeta Malaquias 3,21). Cobrir-se de cinzas é sinal público de arrependimento e forma concreta de colocar-se à prova. É manifestação pública da consciência do pecado e sua abjuração (Judite 4, 11-15; Ezequiel 27, 30), na esperança do perdão misericordioso de Deus. Nos primeiros séculos do cristianismo os membros da Igreja que tivessem cometido pecados gravíssimos, motivo de grande escândalo, estavam sujeitos à uma penitência pública, que podia durar semanas ou mesmo anos, segundo a gravidade da culpa. Vinham estes descalços até a Sé Catedral, no primeiro dia da quaresma.

O bispo da cidade depois de exortá-los ao arrependimento dos pecados, os cobria com um cilício, pequena túnica com cinto ou cordão, de material áspero ou grosseiro, trazido diretamente sobre a pele e atirava-lhes uma porção de cinzas na cabeça dizendo ao mesmo tempo: “Lembra-te, ó humano, que és pó e que a pó serás reduzido.”

Eram jogados então fora da Igreja e não podiam mais entrar nesta enquanto não fosse cumprida a sua penitência. No século XI, quiseram padres e leigos seguir esta prática de humilhação e penitência, reservada outrora aos pecadores públicos e notórios, e assim no Ocidente a partir do século XII o costume expandiu-se em todas as Igrejas quando os fiéis na Quarta-feira antes da Quadragésima iam receber cinzas em suas frontes. Hoje a fórmula é a mesma: “Lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar (Gênesis 3,19)”, ou seguindo o Evangelho de Jesus segundo Marcos 1,15: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. “Na Quarta-feira anterior ao primeiro Domingo da Quaresma, os cristãos, recebendo as cinzas, entram no tempo estabelecido para que suas vidas se purifiquem.

Este sinal de penitência, que vêm da tradição bíblica e que o costume da Igreja conservou até hoje, manifesta a condição da humanidade pecadora, que confessa exteriormente sua falta diante do Senhor e exprime assim a vontade de uma conversão interior, conduzida pela esperança que o Senhor será para nós pleno de ternura. Este sinal marca o começo do caminho de conversão, que atingirá sua meta pela celebração do sacramento da Penitência nos dias que precedem a Páscoa.” (Congregação para o culto divino, 18 de janeiro de 1988).

“Deste modo, a cinza recorda-nos o percurso da nossa existência: do pó à vida. Somos pó, terra, barro; mas, se nos deixarmos plasmar pelas mãos de Deus, tornamo-nos uma maravilha. Todavia muitas vezes, sobretudo nas dificuldades e na solidão, vemos só o nosso pó! Mas o Senhor encoraja-nos: o pouco que somos, aos olhos d’Ele tem valor infinito. Coragem! Nascemos para ser amados; nascemos para ser filhos de Deus”. (papa Francisco, Cinzas de 2020, in: http://www.vatican.va/.../papa-francesco_20200226_omelia... 

Quaresma, dos 40 dias (na verdade 46 dias) que precedem a festa maior dos cristãos, a Páscoa. Até o século 7º, a Quaresma começava no Domingo da Quadragésima (quadragesima dies, o quadragésimo dia, na verdade, o quadragésimo segundo dia antes da Páscoa). Tendo em conta os domingos, durante os quais o jejum era interrompido, o número de dias até a Páscoa efetivamente era inferior a 40, e para continuar fiel ao simbolismo do número 40 (40 anos no deserto, 40 dias de jejum de Cristo) antecipou-se o começo da Quaresma para a Quarta-Feira precedente ao Domingo da Quadragésima: Dia das Cinzas. Na Igreja primitiva era a última etapa da preparação do batismo para os catecúmenos, administrado na noite de Páscoa.

Nos 40 dias, a Igreja incentiva à prática do jejum, da solidariedade com os pobres (esmola) e da oração. É tempo de voltar para Deus, de reaquecer a fé e de mudança de vida e superação das atitudes patológicas. Muitos ainda hoje se abstêm das carnes vermelhas, mas olvidam-se dos pobres, agindo de forma hipócrita. Diz Leão Magno: "É inútil tirar ao corpo a comida, se não tira d'alma o pecado". A intuição central da Quaresma é a mudança de atitudes e práticas favorecendo a solidariedade e a fraternidade.

Em 2023, o tempo penitencial principia em 22 de fevereiro para recordar algumas tarefas urgentes: rezar mais a Palavra de Deus, jejuar e partilhar o pão com quem tem fome e dispor-se a celebrar o Mistério Pascal cuidando da vida em perigo e reconhecendo Deus como Pai Criador. Na quaresma se vive o tempo da Campanha da Fraternidade que em 2024 será de 14 de fevereiro até 27 de março quando principia o tríduo pascal e a celebração pascal em 31 de março. A primeira lua cheia do outono será em 25 de março 4h em ponto e indica a Páscoa judaico-cristã.

O lema deste ano: Fraternidade e Amizade Social. Slogan: Vós sois todos irmãos e irmãs. Foi organizada pela Conferencia dos Bispos católicos para ser vivida em 279 catedrais, 12.013 paróquias e 50.159 comunidades eclesiais de base do Brasil, além de repercutir nas escolas, hospitais, rádios e televisões e, nas Universidades católicas. Será tempo propício de oração, jejum e esmola. Tempo de alargar nossa mesa para partilhar o pão com todos e todas sem discriminação e sem aporofobia.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.