Aula aberta "Bicentenário da Independência do Brasil: independências a conquistar"

Atividade integra recepção dos novos estudantes

por Redação | 15/08/2022

Nesta quarta-feira (17/8), das 18h às 21h, a aula é no TUCARENA!!

Convidamos a todos(as) os(as) docentes e discentes para a Aula Aberta Coletiva:

Bicentenário da Independência do Brasil: independências a conquistar – em memória de Pedro Paulo Manus nosso querido e saudoso vice-reitor

Pensar os 200 anos da independência do Brasil do ponto de vista da democracia, da soberania, da decolonialidade, da defesa do meio ambiente e dos direitos humanos, e do ajuste de contas com a memória.

Pensar em independências a conquistar, a partir da emancipação dos povos subalternizados, dos movimentos e ações contra a permanência das opressões neocoloniais de raça, gênero e classe; contra as desigualdades sociais, políticas e econômicas que, tristemente, ainda estruturam o Brasil.

Esses e outros temas serão tratados no dia 17/8, das 18 às 21h, na aula aberta Bicentenário da Independência do Brasil: independências a conquistar, com Carlos Lima Júnior, Edson Kayapó, Padre Júlio Lancellotti, Juliana Souza, Ruth Manus, Suely Rolnik e mediação de Alberto Luiz Schneider.

A atividade acontece no Tucarena e haverá transmissão online neste link. Para participar é preciso fazer inscrição aqui.

A inscrição para o evento não é obrigatória, mas quem fizer a inscrição receberá certificado de participação.

Participantes:

Edson Kayapó

Doutor em Educação: História, Política, Sociedade e mestre em História Social, ambos pela PUC-SP. É graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais e possui pós-graduação lato sensu (especialização) em História e Historiografia da Amazônia, pela Universidade Federal do Amapá. Atualmente é professor efetivo no Instituto Federal da Bahia (IFBA) e no Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais na Universidade Federal do Sul da Bahia.

Juliana Souza

Palestrante e consultora nas temáticas de raça e gênero, advogada graduada pela PUC-SP (2015), pós graduada em Direitos Fundamentais e Processo Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais em parceria com o Ius Gentium Conimbrigae da Universidade de Coimbra (IBCCRIM/IAG) (2019). É mestranda do Diversitas/USP (2019-2022) e pesquisadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa Produção e Linguagem do Ambiente Construído (NAPPLAC) da FAU/USP sobre os temas violência, cidade, infância e relações raciais. Foi coordenadora jurídico-parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). Tem experiência na área de Advocacy, Direito à Cidade, Direito Penal e Direitos Humanos. Vice-presidente da Comissão Estadual da Jovem Advocacia da OAB/SP. Foi coordenadora chefe do Departamento de Concessão de Bolsas e Desenvolvimento Acadêmico do IBCCRIM e autora da proposta que resultou na implementação de cotas raciais nos cargos diretivos do instituto a partir de março de 2021. Fundadora e diretora-presidente do Instituto Desvelando Oris. Autora do livro Torrente Ancestral, Vidas Negras Importam?

Ruth Manus

Escritora e advogada em São Paulo. Mestre em Direito do Trabalho, graduada em Direito e com curso de extensão em Direito Processual do Trabalho pela PUC-SP. Pós-graduada em Direito do Trabalho pela Università di Roma Tor Vergata. Pós-graduada em Direito Europeu pela Universidade de Lisboa. Doutoranda em Direito Internacional Público pela Universidade de Lisboa. Professora de Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Direito Internacional.

Suely Rolnik

Graduada pela Sorbonne em Sociologia, com sub-dominante em Linguística (Paris 8, 1973), em Filosofia, com sub-dominante em Estudos Ibéricos e Latino americanos (Paris 8, 1973) e em Ciências Humanas Clínicas (Paris 7, 1975), na qual também obteve os diplomas de mestrado em Psicologia (1977) e de Estudos Superiores Especializados em Psicologia Clínica (doutorado profissional; 1978). Doutorou-se em Psicologia Social pela PUC-SP (1987). É Professora titular da PUC-SP e professora convidada do Mestrado da Universidade Nacional da Colômbia.

Alberto Luiz Schneider

Professor de História do Brasil e membro do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da PUC-SP. Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com pós doutorado na USP e no KING’S COLLEGE LONDON. Publicou vários artigos no Brasil e no exterior. É autor de Capítulos de História Intelectual: racismos, identidades e alteridades na reflexão sobre o Brasil (Alameda, 2019).

Carlos Lima Júnior

Docente do curso de Especialização em Museologia, Cultura e Educação da PUC SP. Doutor em Estética e História da Arte pelo MAC USP, com doutorado-sanduíche pela Université de Bourgogne (França). Pesquisador de pós-doutorado pelo departamento de História da UNICAMP. É membro do Grupo de Pesquisa e do Grupo de Estudos Socio museologia, Interculturalidade, Universidade vinculado à Cátedra UNESCO da Universidade Lusófona Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Coautor, ao lado de Lilia Moritz Schwarcz e Lúcia Klück Stumpf, do livro O Sequestro da Independência. A construção do mito do Sete de Setembro (Companhia das Letras, 2022).

Padre Júlio Lancellotti

Sacerdote católico, formado em pedagogia e teologia, foi professor primário, professor universitário, membro da Pastoral do Menor da Arquidiocese de São Paulo desde seu início e há mais de dez anos é vigário Episcopal do povo de rua. É Doutor Honoris Causa pela PUC-SP e recebeu no Rio de Janeiro o Prêmio Alceu Amoroso Lima na Universidade Candido Mendes. É diretor da Casa Vida I e II, e participa de inúmeras comissões de Direitos Humanos.