Bancas de TCC de História 2020: coordenador fala do sucesso das atividades

“Resultado do trabalho conjunto desenvolvido por professores e estudantes do curso”, considera o prof. Lauro Ávila

por Redação | 18/12/2020

"Desde 2017 os trabalhos de conclusão de curso da História na PUCSP são apresentados em bancas coletivas, sempre abertas ao público. A cada ano que passa tem crescido a quantidade de pessoas assistindo as apresentações.

Neste ano de 2020, devido à pandemia, as bancas aconteceram em “salas” na plataforma Teams. Os estudantes que expuseram os trabalhos puderam convidar colegas e familiares para acompanhar as apresentações.

A organização das bancas em formato virtual foi possível graças ao trabalho voluntário de oito estudantes que auxiliaram os professores. Cumpriram o papel de monitores, ajudando a controlar o tempo de apresentação e o uso de recursos digitais. Também organizaram um grupo de mensagens com a maior parte dos alunos que apresentaram o TCC. Neste grupo de mensagens foi dado auxílio para inclusão de convidados nas salas, esclarecidas dúvidas técnicas, de horário e até oferecida ajuda para tranquilizar os estudantes mais ansiosos.

Foram apresentados 53 trabalhos em 14 bancas entre 23 e 27 de novembro. Consistiram em projetos de mestrado, artigos e monografias marcados pela diversidade de olhares, com grande variedade temática, teórica e de fontes históricas. Os trabalhos foram avaliados por 27 professores, entre os quais cinco convidados de fora do Departamento de História.

Foram 767 pessoas (55 em média) que passaram pelas salas de apresentação, com um pico de acesso simultâneo de 547 pessoas (39 em média).

É possível concluir que, apesar da pandemia e do cansaço coletivo, a atividade foi um sucesso, resultado do trabalho conjunto desenvolvido por professores e estudantes do curso de História."

Prof. Lauro Avila Pereira
Coordenador do Curso de História