Beth Brait: livro homenageia a professora

Docente é dos Programas de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (Lael) e Literatura e Crítica Literária (LCL)

por Redação | 29/08/2024

“Beth Brait: Autora. Personagem. Diálogos” é a obra que acaba de ser lançada em homenagem à docente da PUC-SP, crítica e ensaísta. O livro é organizado por Maria Helena Cruz Pistori, Jean Carlos Gonçalves e Paulo Rogério Stella.

“Este é um livro precioso para a academia, para a área de estudos do discurso, das letras, das ciências humanas, justamente porque apresenta um panorama da obra de Beth Brait e uma plataforma para reflexões e discussões sobre temas centrais em sua carreira. Por outro lado, a obra revela um aspecto da vida acadêmica muitas vezes pouco reconhecido, ou sufocado: o (acesso ao) conhecimento é permeado pela afetividade. Assim, são a ciência, a arte e a vida, incorporados na unidade ‘Beth Brait’ que se refletem e refratam nesses textos cujos autores compartilham de conhecimento ética e esteticamente comprometidos”, afirmam os organizadores da obra, publicada pela ed. Hucitec.

Grande emoção intelectual

Beth Brait atua na PUC-SP nos Programas de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (Lael) e Literatura e Crítica Literária (LCL). Sobre a homenagem realizada de surpresa para ela, a professora definiu o momento como sendo de grande “emoção intelectual”.

Leia a seguir o depoimento de Beth Brait, ao J.PUC:

No dia 9 de agosto, estávamos comemorando, com muito orgulho, os “15 anos da Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso” (bilíngue, QUALIS A1, SciELO, SCOPUS, Web of Science). Para esse evento, organizamos uma Jornada, que se iniciou com uma abertura, que contou com a presença institucional da Profa. Dra. Sandra Madureira, coordenadora do LAEL/PUC-SP, que abriga nosso periódico.

Em seguida, tivemos a conferência de Abel Packer, coordenador de projetos da FapUNIFESP, cofundador do SciELO, onde estamos indexados. Ao longo do dia, seguiram-se mesas temáticas, reunindo toda a equipe da revista, autores, parecerista, editores ad. hoc., editoria de língua estrangeira e de redes sociais, configurando a história do único periódico que, nacional e internacionalmente, centra-se nos estudos bakhtiniano em diálogo com outras vertentes do conhecimento.

Docentes, discentes, egressos, da PUC-SP e de outras Universidades, membros do Grupo de Pesquisa/PUC-SP/CNPq “Linguagem, Identidade e Memória”, incluindo o coordenador do PPG Literatura e Crítica Literária, ao qual também pertenço, Prof. Dr. Fábio Roberto Lucas, constituíam a expressiva plateia.

À tarde, próximo ao final do evento, a Profa. Dra. Maria Helena Cruz Pistori pediu a palavra para dar alguns avisos. E, naquele momento, alguém traz para o auditório um banner com a foto do livro. Demorei um pouco para entender o que estava acontecendo. Fiquei literalmente paralisada, tomada por uma grande emoção.

Como Maria Helena, Jean e Paulo, organizadores dessa obra, e mais os colaboradores, a maioria pesquisadores com quem convivo durante o ano todo, conseguiram fazer um livro, em minha homenagem, sem que eu tivesse a menor desconfiança? Também duas Marianas, a editora, Mariana Nada, entrando com vários exemplares e um ramo de lindas flores, e a minha filha, Mariana Brait, souberam guardar esse segredo, apesar da nossa intensa convivência.

Só posso dizer o que tentei expressar naquele momento, sob o impacto do que identifico como grande emoção intelectual, agradecendo imensamente aos organizadores da obra e cada colaborador: “Eu não seria quem sou, não teria feito o que fiz, não continuaria fazendo o que faço, sem vocês, pilares afetivos e intelectuais da minha vida toda. Uma vida privilegiada por estar rodeada de gente tão bonita, tão generosa, tão dedicada, tão disposta e aberta à construção dialógica e vital do conhecimento.

Leia a seguir depoimento de uma das autoras da obra, Maria Helena:

Livro precioso e homenagem imprescindível

Beth Brait é verbete na Wikipedia. Não sem razão, pois sua contribuição para a área dos estudos da linguagem é fundamental e facilmente constatada. Por isso, um livro em sua homenagem constitui-se incontestável reconhecimento de seu trabalho: na pesquisa, na educação, na produção acadêmica, na formação de pesquisadores e professores, na criação e editoria de periódicos acadêmicos (destaque para Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso), na gestão de entidades institucionais acadêmicas, como a ANPOLL, programas de pós-graduação, departamentos universitários e tantas outras atividades desta incansável batalhadora.

Esse reconhecimento deu origem à obra “Beth Brait. Autora. Personagem. Diálogos”, organizada por Maria Helena Cruz Pistori, Jean Carlos Gonçalves, Paulo Rogério Stella, todos formados por ela. Publicada pela Hucitec/São Paulo, 2024, o volume inaugura a Série Homenagens, da Coleção desEducar, dirigida por Jean Carlos Gonçalves.

A obra congrega artigos de importantes pesquisadores que com ela conviveram ao longo de sua carreira, ora como professora, como Walnice Nogueira Galvão; ora como colegas, como José Luís Fiorin, Carlos Alberto Faraco, Marília Amorim, Irene Machado, Marisa Lajolo, Valdir Nascimento Flores, Sírio Possenti, Paulo Bezerra, Renata Coelho Marchezan, Elizabeth Cardoso, Diana Navas; ora como orientandos, como Sheila Grillo, Maria Inês Batista Campos Noel Ribeiro, Bruna Lopes, Adriana Pucci, Letícia Storto e Adail Sobral. Ao todo, são 17 textos que nos dão a conhecer um pouco da autora e da personagem “Beth Brait”; e ainda propõem profícuos diálogos com ela e com os leitores.

Livro precioso para a academia, a obra é uma plataforma para reflexões e discussões sobre temas centrais para todos nós, da área de Letras, Linguística, Educação, Artes... Na partilha de conhecimentos ética e esteticamente comprometidos, ela revela, afinal, reconhecimento e afetividade merecidos em relação à homenageada.