CAPES aprova doutorado em Teologia

Curso deverá ser oferecido já no primeiro semestre de 2019

por Redação | 06/09/2018

O programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC-SP acaba de realizar uma importante conquista: a aprovação pela CAPES do curso de Doutorado.

Segundo o pró-reitor de Pós-Graduação, Márcio Alves da Fonseca, essa aprovação vem compor a sólida formação na área de Teologia da Universidade, já consolidada nos níveis da graduação e do Mestrado em Teologia. “O Mestrado em Teologia da PUC-SP e, a partir de agora, também o Doutorado em Teologia contam com um núcleo de docentes e pesquisadores dotados de elevada maturidade científica, demonstrada sobretudo por sua produção científica qualificada. Essa maturidade científica é integrada igualmente por uma dezena de Grupos de pesquisa cadastrados no CNPq e em plena atividade, por dois periódicos científicos qualificados vinculados ao Programa de Teologia, que possui ainda relevantes atividades de internacionalização”.

O Doutorado em Teologia da PUC-SP, que deverá ser oferecido já no primeiro semestre de 2019, inclui convênios de cooperação internacional com a Universidade de Louvain-la-Neuve (Bélgica), a Pontifícia Universidade Gregoriana (Itália), a Universidade Católica do Chile e a Universidade Católica da Argentina. Esses convênios internacionais preveem, além da mobilidade por meio do intercâmbio de docentes e discentes nos dois sentidos, a formação de redes de pesquisa e diversas modalidades de produção científica compartilhada.

Único curso na área em todo o estado de São Paulo, segundo o diretor da Faculdade de Teologia, professor padre Boris Agustín Nef Ulloa, o Doutorado em Teologia é uma grande conquista na perspectiva da formação convencional acadêmica. "Formar doutores é o nível acadêmico mais alto. Para nossa faculdade trata-se de um destaque na perspectiva que a Faculdade de Teologia da PUC-SP terá todos os níveis de formação acadêmica, e também para que possamos ter uma produção teológica maior e mais abrangente, além de oferecer uma grande oportunidade de convênios, parcerias e internacionalização".

O prof. Matthias Grenzer, coordenador do Programa de Pós Graduação em Tecnologia destacou ainda o aumento das pesquisas, "com o Doutorado em Teologia se dobra praticamente o número de pós-graduandos nessa área, sendo assim a Universidade ganha mais um curso na direção de pesquisa de ponta e  aumenta cada vez mais o número de pesquisas, e a Universidade existe para favorecer a pesquisa".

Para a reitora Maria Amalia Andery, a criação do curso de Doutorado em Teologia tem como objetivo verticalizar os cursos oferecidos pela PUC-SP, uma vez que a formação acadêmica só se completa realmente com o Doutorado.  “Estamos muito contentes em poder compartilhar essa notícia hoje. Poder oferecer um Doutorado em Teologia, área vital para uma Universidade Católica, não significa apenas para a Instituição mais um curso, mas a consolidação de uma área na qual a universidade é reconhecida pela qualidade acadêmica e pelas pesquisas que faz. Esse Doutorado é produto de um trabalho sistemático das coordenações e dos professores do curso de Teologia que, nos últimos anos, trabalharam com a meta de ampliar o Mestrado, elevando a nota de 3 para 4, com a finalidade de criar o Doutorado proposto e, agora, aceito pela CAPES”.