Cátedra da cultura judaica apresenta o ciclo de palestras "A arte da escrita e sua conexão com o sagrado"
Atividades acontecem nos dias 6, 13, 20, 27/11 e 4/12, de forma virtual
A Cátedra da Cultura Judaica da PUC-SP apresenta o ciclo de palestras A arte da escrita e sua conexão com o sagrado.
As palestras acontecem nos dias 6, 13, 20, 27/11 e 4/12, de forma virtual, das 19h às 20h30. O link de cada palestra será fornecido aos inscritos.
Confira a programação:
06/11 Palestra 1- dos registros nas cavernas até o desenvolvimento dos alfabetos
13/11 Palestra 2- letras hebraicas com suas correspondências simbólicas, numéricas e seus fonemas
20/11 Palestra 3 - Exegese da Criação divina (interpretação) do livro de Genesis através do entendimento das letras hebraicas
27/11 Palestra 4 - O trabalho de um escriba. História e prática
04/12 Palestra 5 - Oficina de caligrafia hebraica. vamos aprender a escrever as letras hebraicas com penas em pergaminhos.
Professora: Rachel Reichhardt é a primeira e única soferet, mulher a trabalhar com escrita de pergaminhos sagrados judaicos na America Latina. Formada comunicação visual na FAAP, estudou hebraico pos graduação na FFLECH (USP) e educação judaica na universidade Hebraica de Jerusalém. Brasileira, estudou e trabalhou em escolas ortodoxas em São Paulo antes de trabalhar na CJB no Rio de Janeiro com o rabino Nilton Bonder e na Comunidade Shalom em São Paulo, onde foi por 23 anos coordenadora de ensino. Coordenou também nessas duas comunidades grupos de estudos de adultos de introdução a mística e grupos de rosh Chodesh e mussar. Para ser reconhecida e poder exercer o ofício de escriba, estudou por mais de 10 anos com vários professores em diferentes países como Israel, Canadá e Argentina onde finalmente recebeu o certificado do Seminário rabínico Latino Americano Marshall Mayer. Participou do projeto da escrita do primeiro rolo de Torá por mulheres, o "Women's Torah Project"
Clique aqui e inscreva-se.