Cem anos por paz, pão e terra

Em 1917, milhões de camponeses faziam a Revolução Russa e moldavam a história do século 20. O que ainda faz sentido, um século depois?

por TV PUC | 14/06/2017

Há cem anos, a Revolução Russa representou uma chance real de chegada de trabalhadores e trabalhadoras ao pode, ao mobilizar milhões de camponeses que sofriam com a miséria para lutar por pão, paz e terra. Em reportagem sobre o tema, a TV PUC ouviu professores e historiadores sobre a importância do fato histórico e suas repercussões até aos dias de hoje.

O historiador Gianpaolo Dorigo considera a revolução um momento determinante para o que foi a história do século 20. “Marcou o surgimento de um regime socialista, transformou a Rússia na potência União Soviética e causou impacto na geopolítica mundial, fazendo nascer, por exemplo, a Guerra Fria”, afirma Dorigo. Para ele, mesmo um século depois, o tema é atual. “No Brasil, estamos num momento bastante delicado de redefinição de relações trabalhistas. Isto faz com que aquela mobilização pela justiça social, que estava na base da revolução de 1917, seja evidente e atualizada na situação política que vivemos aqui e agora”, ressalta.

Em reportagem sobre o tema, a TV PUC entrevistou também os docentes José Arbex Jr. (Jornalismo), Antônio Rago Filho (História), Marijane Vieira Lisboa (Ciências Sociais), Maria Beatriz Abramides (Serviço Social) e o ex-professor Erson Martins de Oliveira.

Assista abaixo à matéria completa realizada por Letícia Sepúlveda.

 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.