Ciência Pioneira lança edital para jovens cientistas

Iniciativa selecionará projetos relacionados às ciências da saúde, biomédicas e exatas

por Redação | 29/07/2024

A Ciência Pioneira (CP), iniciativa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), lança sua primeira chamada pública nacional para pesquisadores brasileiros. Ao todo, o investimento é de até R$ 7,2 milhões.

O edital irá contemplar até 15 jovens cientistas que tenham projetos inovadores. Os selecionados vão receber individualmente R$ 160 mil anuais ao longo de três anos, além de, a depender de suas pesquisas, poderem ter acesso à infraestrutura do IDOR para a realização dos projetos. O edital completo pode ser consultado aqui.

A CP é uma iniciativa independente de apoio à ciência de fronteira realizada através do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino. De caráter filantrópico, a iniciativa investirá R$ 500 milhões em pesquisas de ponta nos próximos dez anos. Fundada e financiada pela família Moll, controladora do Grupo D’Or, a iniciativa tem como foco o investimento em áreas de fronteira ainda pouco exploradas na interface entre as ciências biomédicas e de saúde e as ciências exatas.