Ciências Contábeis: microempreendedores aprendem com estudantes

Atividade extensionista envolveu alunos do sexto semestre

por Thaís Polato | 28/09/2023
Divulgação

Estudantes da graduação em Ciências Contábeis realizaram uma oficina para microempreendedores que trabalham nas redondezas do campus Monte Alegre.

A atividade extensionista aconteceu no último dia 23/9 e envolveu dez microempreendedores e 17 alunos do sexto semestre. “A oficina coloca os alunos em contato com a prática da profissão e atende um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que diz respeito ao Trabalho Decente e Crescimento Econômico”, afirma o prof. Valério Bonelli, que orientou os alunos em conjunto com os docentes Dilene Fabretti e Paulo Melo.

A oficina contou ainda com a participação de um representante do Sebrae e de um contador.

Segundo Bonelli, antes da realização da oficina, foi feita uma pesquisa de aderência junto ao público alvo. “Depois convidei os demais professores da área específica para contribuir na orientação aos alunos. Quando fizemos os convites aos microempreendedores, eles aceitaram prontamente”, conta o professor.

Troca de experiências

“A Atividade extensionista foi uma excelente oportunidade para nós alunos e para os pequenos empresários que nos atendem em frente à PUC-SP. Conseguimos ajudá-los sobre os temas mais relevantes para um negócio como Fluxo de Caixa, Legislação e Custos.

A experiência foi uma novidade surpreendente para nós, pois não esperávamos que tantos empresários se interessariam em ir para sala em um sábado de manhã. Todos se mostraram interessados em querer aprender, foram participativos e tiraram várias dúvidas. Além disso, foi uma ótima forma de exercitarmos nossa fala e também de prestarmos um serviço à sociedade.”

Rafaela Pastrello Silva

“Foi e é de grande importância participar de um projeto tão relevante, tanto para os alunos, quanto para os trabalhadores que estão presentes no nosso dia a dia aqui na PUC-SP.

Desenvolvemos habilidades importantes nesses momentos, como a comunicação e a empatia, por meio da troca com as pessoas que participam e o empenho para desenvolver um projeto legal para todos.”

Eduardo Augusto Martins da Conceição