Colóquio aborda centenário da Semana de Arte Moderna

Evento realizado pelo Pós em Literatura e Crítica Literária

por Redação | 10/02/2022

O Pós em Literatura e Crítica Literária realiza, de 14 a 18/2, o Colóquio Brasil 2022: centenário da Semana de Arte Moderna. A atividade acontece em parceira com o Célia Helena Centro de Artes e Educação e apoio cultural do Governo do Estado do Amazonas, da Prefeitura Municipal de Manaus, Secretaria Municipal de Cultura de Jahu, Edições SESC São Paulo, jornal Estado de São Paulo, Editora Valer e seus parceiros.

Realizada em 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, a Semana foi um dos eventos mais significativos da história cultural do Brasil e um marco no processo de renovação das artes e do pensamento brasileiro.

Segundo os organizadores, o evento é a culminância de um projeto idealizado em 2019 e iniciado em 2020, em meio à pandemia. Propõe não apenas celebrar o centenário desse importante acontecimento da cultura brasileira, mas refletir e avaliar a importância e o significado cultural da Semana de 22, bem com suas reverberações.

“O centenário da Semana de Arte Moderna acontece num momento particular da vida brasileira, em que novas formas de pensar a nossa realidade se fazem necessárias como caminho para a construção de novos referenciais estéticos, políticos e éticos. Se a Semana de 22 aconteceu em meio a um processo de rupturas e anseios de mudanças artísticas e políticas, hoje vivemos situação semelhante, com a saturação das formas pragmáticas do fazer político e a busca de novas formas de expressão estética”, afirmam.

O Colóquio Brasil 2022: centenário da Semana de Arte Moderna é voltado a todos os interessados e será realizado de forma online e gratuita. O evento tem a curadoria da profa. Dra. iana Navas, dos doutorandos Tenório Telles e Ademir Godoy Bueno e do msc. Rodrigo Louçana Audi, com a parceria artística do Célia Helena Centro de Artes e Educação, e a participação do corpo discente e docente do Pós em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP.

Além de debates, a programação terá apresentações artísticas alusivas a temas e autores que fazem parte da história do modernismo brasileiro. Clique aqui para saber mais.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.