Estudante de Jornalismo da PUC-SP vence concurso da Revista Piauí
Artur Maciel Rodrigues concorreu com outros 451 estudantes de jornalismo de todo Brasil
Trabalho foi coordenado pelas docentes Ivelise Fortim e Ida Elizabeth Cardinalli
A pandemia do novo coronavírus impôs uma série de mudanças na sociedade e transformações nas formas de trabalho, de circulação e relacionamento interpessoal, em respeito às regras de distanciamento físico adotadas pelas autoridades.As alterações na rotina de milhões de pessoas foram relatadas como fonte de muito estresse e cansaço, bem como vivências de adoecimento e luto, que causaram maior procura por serviços de atendimento de saúde mental.
Diante deste cenário e considerando as observações quantitativas e clínicas dos usuários atendidos nos serviços da PUC-SP, além dos estudos publicados sobre o efeito da pandemia na saúde emocional e mental da população, um grupo de professoras da Universidade desenvolveu a pesquisa “Caracterização do perfil e das queixas das pessoas que procuraram atendimento online no contexto da pandemia: a experiência da Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic”, do Janus – Laboratório de Psicologia e TICs e do Acolhimento da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias”.
O trabalho, financiado pelo Plano de Incentivo à Pesquisa (PIPEq) na modalidade Projetos Temáticos, foi realizado pelas professoras Ivelise Fortim e Ida Elizabeth Cardinalli (coordenadoras); Paula Regina Peron, Katia El Id, Nicoli Abrão Fasanella, Marcia Almeida Batista, tendo como assistentes Fabiana Campos, Tales Robles e Eduardo Ferezim Santos.
“Na PUC-SP, diversos setores constataram a urgência do oferecimento de atendimentos psicológicos on-line, tanto para a comunidade interna, quanto para a população em geral. Desse modo, a Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic” reorganizou sua forma de trabalho, oferecendo triagem e acolhimento on-line em diversas perspectivas teóricas. O Janus - Laboratório de Estudos de Psicologia e Tecnologias da Informação e Comunicação , que já era um espaço de atendimento on-line, ampliou o número de atendimentos e a Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias organizou a Rede de Apoio e Acolhimento em Saúde Mental: serviço para a comunidade através de seu Grupo de trabalho sobre a saúde comunitária. Tendo em vista os atendimentos realizados pelos três setores, bem como os estudos publicados, constatou-se que seria importante desenvolver pesquisas referentes a esses atendimentos on-line e sobre as pessoas que procuraram ajuda psicológica no decorrer da pandemia. Assim, nesta pesquisa, pretendeu-se caracterizar o perfil e as queixas destas pessoas e detectar os impactos emocionais sofridos por esta população”, explica a professora Ivelise Fortim.
De acordo com a docente, o estudo analisou os atendimentos realizados pelos três serviços da PUC-SP, de abril a dezembro de 2020, através da análise das fichas cadastrais e anotações da triagem dos participantes que manifestaram consentimento. “A amostra final foi composta de 628 participantes dos serviços da Clínica Psicológica, Janus e Acolhimento da Pró-CRC, com 57,8%, 22,1% e 20,1%, respectivamente. Foi possível caracterizar o perfil dos participantes, sendo a amostra composta por 76,2% de mulheres. A idade média foi de 36,6 anos. A principal queixa referida nos três serviços foi ansiedade, seguida por depressão e conflitos familiares. Entre os participantes da pesquisa, 39,3% mencionaram agravamento de suas condições prévias em decorrência dos impactos da pandemia da Covid-19. Este dado é condizente com a maioria das pesquisas encontradas em outros países. O atendimento on-line mostrou aspectos positivos, como possibilitar o acolhimento dos pacientes durante o período de distanciamento social. Entre as dificuldades encontradas foram apontados o manejo na manutenção do sigilo, a falta de ambiente protegido para fala, além daquelas impostas pela conexão com a internet e pelo uso da tecnologia”, ressalta Ivelise.
Finalizado e entregue em janeiro, o estudo recebeu uma verba de 20 mil reais do PIPEq, usada para a compra de dois computadores para os pesquisadores, em consultoria de análise estatística, revisão de texto, produção de gráficos, diagramação, acesso a livros estrangeiros fundamentais para a realização do projeto e para a contratação de assistentes.“No momento estamos preparando artigos para as revistas científicas. Acreditamos que a pesquisa tem informação suficiente para a publicação de pelo menos seis artigos. Também pretendemos disponibilizar o estudo completo em um e-book”, explica a docente.
Sobre os serviços de atendimento da PUC-SP durante a pandemia
Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic
Por conta da pandemia, todo o serviço da Clínica teve de ser reestruturado para o formato on-line, o que exigiu um grande esforço de reorganização do sistema de agendamento, controle dos fluxos e registros. Professores e alunos tiveram que avaliar novas possibilidades de atendimento em sintonia com as diretrizes do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
A pesquisa ressalta que, quando se instalou o isolamento social e o fechamento da Clínica para atendimentos presenciais, nem todos os pacientes puderam dar continuidade aos atendimentos, seja por dificuldades no acesso a tecnologias que viabilizassem esse novo formato, seja por recusa a prosseguir os atendimentos de forma online, preferindo permanecer na espera do retorno presencial.
Foi necessário ampliar a equipe de triagem, formando uma grande rede para a recepção de um número cada vez mais crescente de pedidos de atendimento e cuidado com demanda de urgência.
Janus – Laboratório de Estudos de Psicologia e Tecnologias da Informação e Comunicação
O Janus foi o único dos três serviços oferecidos pela Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic” que não precisou realizar adaptações, uma vez que já se configurava no formato on-line. No entanto, houve aumento considerável nos pedidos de atendimento: de uma média de 100 emails ao ano para 375 emails em 2020.
Desde 2017, oferece o serviço de psicoterapia on-line por videoconferência. O atendimento é voltado apenas para maiores de 18 anos de idade e é realizado de forma individual. Em geral, a prioridade para o atendimento on-line é dada a pacientes expatriados; pertencentes à população em situação social vulnerável; com dificuldade de locomoção; e situados em localidades remotas e com dificuldade de acesso a profissionais de psicologia. São oferecidos até 12 atendimentos por ano para um mesmo paciente. Caso o atendimento seja por e-mail, serão 12 mensagens-resposta do psicólogo. No caso de terapia por videoconferência, são oferecidas 12 sessões semanais de 50 minutos cada, com dia e horário marcado. O Janus configura-se como um serviço da Clínica-Escola “Ana Maria Poppovic”, recebendo alunos do Aprimoramento Clínico Institucional, que são profissionais já formados.
Rede de Apoio e Acolhimento em Saúde Mental da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias
Sob a coordenação da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias e seu Grupo de Trabalho de Saúde Comunitária, e junto à Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic”, vários voluntários da comunidade acadêmica da PUC-SP passaram a oferecer apoio gratuito, on-line, pontual (durante o período de isolamento social) e sigiloso, para questões de saúde mental, a partir de 9 de abril de 2020.
O atendimento foi voltado para aqueles que sentiam solidão, desamparo, angústia, ressentimento, tristeza, ansiedade ou outras formas de manifestação de sofrimento. Foram oferecidos encontros on-line com profissionais de saúde mental (em grupo ou individual, a depender da situação), para uma escuta qualificada e seguindo diretrizes éticas do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM).
O serviço de acolhimento teve duração de 17 meses, com início em abril de 2020 e término em setembro de 2021. Foram atendidas 266 pessoas: 205 alunos da graduação, 33 da pós-graduação, 13 funcionários, 9 professores, entre outros.