Com verba do PIPEq, aplicativo para visitação no cemitério da Consolação é aperfeiçoado

Serviço usado para visitas ao acervo de arte tumular do cemitério da Consolação foi desenvolvido por alunos da PUC-SP, em 2016

por Redação | 18/04/2022

Por: Cláudio Oliveira

O aplicativo usado para visitas ao acervo de arte tumular do cemitério da Consolação, desenvolvido por alunos da PUC-SP em 2016, foi aperfeiçoado com verba do PIPEq. Há mais de dez anos, a necrópole conta com visitas autoguiadas para quem quer conhecer o acervo e aprender sobre personalidades públicas sepultadas no local.

Fundado no ano de 1858, o Consolação, é um museu a céu aberto e tem em suas sepulturas personalidades históricas da cidade de São Paulo como: Monteiro Lobato, Tarsila do Amaral, Ramos de Azevedo, Mário e Oswald de Andrade, além de obras de importantes escultores como Victor Brecheret, Nicola Rolo, Luigi Brizolara, entre outros.

Para facilitar o passeio e obter mais informações sobre os túmulos e obras de arte, a PUC-SP e o Serviço Funerário de São Paulo criaram o aplicativo “Memória e Vida - Cemitério da Consolação”. O app permite aos visitantes realizar tours autoguiados. O serviço funciona desde 2016.

“Após recebermos algumas reclamações da administração do cemitério e analisar comentários na página do Consolação na internet, no sentido de que o aplicativo não vinha funcionando bem, resolvemos elaborar um projeto para atualização do aplicativo e enviamos ao PIPEq. Fomos contemplados e apresentamos a atualização do app”, relata o professor David de Oliveira Lemes, diretor da Faculdade de Estudos Interdisciplinares, responsável pela equipe da PUC-SP que criou o dispositivo.

“Com a evolução dos aparelhos celulares, a atualização do aplicativo tornou-se necessária para se explorar novos recursos e torná-lo mais funcional e fluido”, conclui o docente.

Com as atualizações é possível selecionar um túmulo e o aplicativo mostra sua localização e o ponto onde o usuário está no cemitério. O serviço também ganhou mais roteiros e ficou mais eficiente. Há também fotos dos túmulos e informações sobre a história de quem está sepultado ou do artista da obra.

Vale lembrar que o aplicativo só funciona no sistema Android. Brevemente o serviço será ampliado também para IOS.

O “Memória e Vida - Cemitério da Consolação” oferece ao visitante dez roteiros, apresentados em um menu inicial, tais como Modernistas, Histórias Urbanas, Períodos Arquitetônicos, dentre outros. O app também traz ferramentas de busca por nome, profissão ou atividade da pessoa sepultada (escritor, atriz etc), ou por nome do autor da obra de arte.

Atualmente os roteiros disponíveis são:

- 20 imperdíveis
- Arte tumular - escultores importantes
- Arte tumular - autor desconhecido
- Períodos arquitetônicos
- Modernistas
- Políticos – Império
- Políticos – República
- Industriais, cafeicultores e profissionais liberais
- Artistas, intelectuais, personalidades públicas
- Histórias urbanas

Agendamento de visitas: