Consun se manifesta sobre Amazônia e povos indígenas

Leia carta do Conselho Universitário

por Redação | 29/08/2019
Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Manifestação do Conselho Universitário da PUC-SP

O Conselho Universitário da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo manifesta sua profunda preocupação pelo destino dos povos indígenas do nosso País. Os povos originários constituem-se nos primeiros e legítimos residentes da terra brasileira. Têm sido historicamente fundamentais na preservação das florestas, garantindo a biodiversidade necessária à vida no planeta. É profundamente ofensivo e injusto considerá-los "selvagens" e responsabilizá-los pela destruição da floresta. Selvageria é atentar contra a preservação da Amazônia e os direitos de existência desses povos.

Um projeto de desenvolvimento não pode realizar-se às custas da vida de uma parte da população. Ademais, nenhuma forma de desenvolvimento pode permitir a possibilidade da perda da soberania da nação. A democracia, os valores republicanos e o respeito à Constituição exigem do  Estado brasileiro a proteção incondicional dos povos indígenas.

A PUC-SP solidariza-se com os povos indígenas que habitam a Amazônia, cuja vida encontra-se ameaçada exatamente por aqueles que têm o dever de protegê-la.

Consun - 28/8/2019