Coordenadores de Pós-Graduação falam sobre o novo PEPG-Ex

Inscrições serão de 6 a 12/8

por Redação | 02/08/2019 - 00h

De 6 a 12/8, estarão abertas as inscrições para o novo Programa PEPG de Excelência (PEPG-Ex), com vigência em 2019. Clique aqui para acessar o edital.

Lançada no último mês de julho pela PUC-SP, a modalidade pretende ampliar as condições para que os Programas de Estudos Pós-Graduados da Universidade possam se tornar, a curto prazo, Programas de Excelência na Avaliação CAPES.  

Poderão pleitear os fomentos previstos pelo PEPG-Ex os docentes dos Programas que receberam conceito 5 na última Avaliação Quadrienal 2013-2016 e os Programas com conceito 4, cuja avaliação indica tendência à elevação para 5. Clique aqui para ler reportagem completa publicada em julho.

O j.pucsp ouviu alguns dos coordenadores de Programas sobre o novo PEPG-Ex. Veja a seguir:

 

J.PUC – Como avaliam a criação do PEPG-Ex?

É uma excelente iniciativa, muito bem-vinda para auxiliar os Programas a melhorar seu índice de internacionalização. Vejo com muito bons olhos, em especial a exigência de produção de um texto para publicação em conjunto com colaborador externo, pois a produção bibliográfica internacional é importante para a avaliação da Capes. Muitas vezes fazemos intercâmbio com o exterior, mas que não resulta em uma. Com o atrelamento exigido no PEPG-Ex, o compromisso da publicação conjunta já fica condicionado.
Tony Berber Sardinha (Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL)

É uma ação extremamente importante para os Programas, à medida que incentiva a formação ou a consolidação de redes de pesquisas nacionais e internacionais, um dos quesitos definidores da avaliação Capes no tocante à internacionalização. O PEPG-Ex permite também a circularidade e a expansão do conhecimento acadêmico-científico, aproximando as fronteiras do pensamento.
Marina Graziela Feldmann (Educação: Currículo)

Trata-se de algo que sentimos muita necessidade, há um bom tempo. Nos últimos anos, nosso Programa esforçou-se para estabelecer laços com instituições no exterior, em prol de criação de redes de pesquisa, mas isso tem acontecido conforme iniciativas individuais de membros do nosso corpo docente. Uma das maiores dificuldades tem sido o financiamento de vindas de professoras e professores estrangeiros com os quais temos contatos. O PEPG-Ex não apenas facilita nossa ida para os centros de pesquisa no exterior, mas também nos ajuda a superar uma unilateralidade contraproducente em termos de visitas de colegas estrangeiros à PUC-SP.
Frank Usarski (Ciência da Religião)

A criação do PEPG-Ex é uma excelente iniciativa da Reitoria, pois incentiva a criação ou manutenção de redes de pesquisa entre a PUC-SP e outras universidades. Com isto os pesquisadores da PUC-SP podem ter a oportunidade de visitar outra universidade, pesquisar conjuntamente e posteriormente criar parcerias com vistas à internacionalização dos Programas de Pós-Graduação.
Barbara Lutaif Bianchini (Educação Matemática)

Nosso Programa não deve enviar propostas para este edital, pois 4 de seus docentes estiveram no exterior entre junho e julho deste ano, inclusive no âmbito de projetos internacionais e puderam dar continuidade aos trabalhos conjunto, inclusive planejando publicações.
De uma forma geral, consideramos que iniciativas como o Programa PEPG-Ex é sumamente importante para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas com grupos e instituições no exterior, tanto para dar início a projetos bilaterais, quanto para manter os que já estão em funcionamento. E isso vai muito além de uma publicação, conforme exigido no edital, pois pode possibilitar laços acadêmicos estáveis e duradouros. Esse é um ganho grande para os grupos de pesquisa de nossa Universidade, principalmente numa época de constantes cortes nas verbas das agências de fomento.
Esperamos que este edital seja o primeiro de muitos do tipo (sem dúvida participaremos de futuros editais como esse) e que alguns pontos possam ser revisados e aperfeiçoados. Um exemplo desses pontos são os valores máximos de diárias, para que o pesquisador visitante ou o docente da PUC-SP no exterior não tenha que complementar com seu salário pagar as despesas com acomodação, locomoção e alimentação.
Outro ponto que merece ser repensado diz respeito ao prazo para utilização dos recursos, pois, baseados em nossa experiência anterior, principalmente pesquisadores do exterior têm dificuldades em aceitar um convite para uma viagem a acontecer dentro de poucos meses.
Isso não invalida, entretanto, a relevância do Programa PEPG-Ex, estendido ao PEPG em História da Ciência, pelo reconhecimento de sua qualificada atuação acadêmica, o que inclui a pesquisa que seus docentes realizam.
Marcia Ferraz e José Luiz Goldfarb (História da Ciência)

 

J.PUC – De que forma o PEPG-Ex poderá ajudar a criar condições para que seu programa busque a excelência desejada?

O intercâmbio com centros de pesquisa no exterior continua importante para a avaliação do Programa. A publicação advinda desse intercâmbio ajuda a melhorar o índice de publicação em língua estrangeira em revistas internacionais, que é notoriamente baixo em muitas áreas no país. A criação ou fortalecimento de redes de pesquisa com os EUA, Europa e Ásia são particularmente chave.
Tony Berber Sardinha (Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL)

Permitindo ou facilitando as condições estruturais e de trabalho necessárias aos Programas elaborarem e reelaborarem o seu planejamento semestral/quadrienal, com vistas à manutenção ou elevação da sua avaliação-Capes.
Marina Graziela Feldmann (Educação: Currículo)

No decorrer dos últimos anos, notamos um interesse crescente de colegas estrangeiros em nosso trabalho, porque o campo religioso brasileiro possui algumas particularidades não muito bem conhecidas em outras partes do mundo. Recebemos visitas de colegas, por exemplo, interessadas/os em religiões afro-brasileiras, Pentecostalismo, Kardecismo, Santo Daime ou fenômenos como o Vale de Amanhecer. Contribuir para a divulgação destas informações em nível global dá visibilidade ao nosso Programa e à PUC-SP. Por outro lado, em comparação com países europeus e os EUA, a Ciência da Religião é uma disciplina relativamente nova no Brasil. Em termos epistemológicos temos ainda muito a apreender em contatos com centros estrangeiros de pesquisa da nossa área.
Frank Usarski (Ciência da Religião)

Este edital pode propiciar o estabelecimento de futuras parcerias com pesquisadores de outras universidades, com diferentes perspectivas teóricas e também é uma oportunidade para conhecer a realidade em lócus de outras instituições. O pesquisador tem a possibilidade de coletar dados, realizar estudos comparativos e etc.
Barbara Lutaif Bianchini (Educação Matemática)

 

J.PUC – Qual a importância de uma ação como este da Universidade, tendo em vista o atual momento do país?

É de suma importância uma iniciativa como esta, de investimento na Pós-Graduação, neste momento tão difícil no país, especialmente nas ciências humanas, que têm sido alvo de cortes sistemáticos de verbas e bolsas dos governos federal e estadual.
Tony Berber Sardinha (Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL)

Diante da situação preocupante com que a ciência tem sido tratada no atual momento, com implicações danosas para o seu desenvolvimento e obstáculos para a continuidade de sua existência, considero a ação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação um projetar de possibilidades para que continuemos a resistir e lutar na perspectiva da valorização e qualificação dos nossos Programas.
Marina Graziela Feldmann (Educação: Currículo)

O PEPX-Ex emite um sinal positivo em contra fluxo às medidas prejudiciais tomadas na área da educação superior pelo atual Governo e à indisponibilidade da última para dar continuidade ao enfrentamento do desafio da internacionalização das universidades brasileiras que, até a última eleição, tem sido um dos destaques da CAPES e do CNPq.
Frank Usarski (Ciência da Religião)

É um incentivo aos pesquisadores da PUC-SP em um momento em que as verbas para a pesquisa estão reduzidas. É uma excelente ideia da Reitoria para minimizar os efeitos do corte de verbas para as pesquisas no país.
Barbara Lutaif Bianchini (Educação Matemática)

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.