PUC-SP lança nova linha de fomento para a Pós-Graduação

Programa PEPG de Excelência (PEPG-Ex) está com edital disponível; inscrições serão em agosto

por Redação | 30/07/2019

Ampliar as condições para que os Programas de Estudos Pós-Graduados da PUC-SP possam se tornar, a curto prazo, Programas de Excelência na Avaliação CAPES. Com este objetivo, a Universidade abre inscrições, em agosto, para o novo Programa PEPG de Excelência (PEPG-Ex), com vigência em 2019. O edital já está disponível. Clique aqui para acessar.

O principal foco do Programa PEPG de Excelência (PEPG-Ex) é incrementar a formação ou a consolidação de redes de pesquisa internacionais regulares e a produção científica qualificada dos docentes.

Poderão pleitear os fomentos previstos pelo PEPG-Ex os docentes dos Programas que receberam conceito 5 na última Avaliação Quadrienal 2013-2016. São eles: Ciência da Religião; Educação: Currículo; Educação: História, Política, Sociedade; Educação Matemática; Educação: Psicologia da Educação; Filosofia; Língua Portuguesa; Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem.

O PEPG-Ex também será destinado aos Programas com conceito 4, cuja avaliação indica tendência à elevação para 5, consideradas as áreas a que pertencem e sua inserção no conjunto da Pós-Graduação da Universidade. Estão enquadrados nesse critério os seguintes Programas: Direito; História; História da Ciência; Psicologia: Psicologia Social e Tecnologia da Inteligência e Design Digital.

“Além dos fomentos à pesquisa já existentes e que os professores podem solicitar diretamente ao Plano de Incentivo à Pesquisa - PIPEq, consideramos importante ampliar as possibilidades de auxílios associados ao planejamento da atividade de pesquisa realizado pelos Programas, para que tenham condições de chegar ao padrão de excelência da CAPES, agência que regulamenta e financia o sistema de Pós-Graduação no país”, afirma o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Márcio Alves da Fonseca.

O PEPG-Ex prevê auxílios em duas modalidades: a modalidade I contempla a vinda de professor(a)/pesquisador(a) visitante estrangeiro, na qualidade convidado ou visitante, para visita de curta duração ao PEPG da PUC-SP; a modalidade II contempla a ida de professor(a) do PEPG da PUC-SP para visita de curta duração a instituição de ensino/pesquisa estrangeira. Para as duas modalidades é exigida a previsão de formação ou consolidação de rede de pesquisa internacional e de produção científica vinculada às atividades a serem realizadas.

Adesão

Segundo o prof. Márcio, tem-se a expectativa de que haja uma grande adesão de todos os Programas habilitados a participar do PEPG-Ex e de que as cotas previstas para o semestre sejam utilizadas integralmente. “Com esta nova linha de fomento destinada aos Programas de Pós-Graduação, a PUC-SP reafirma sua opção por constituir-se como Universidade de ensino e de pesquisa. Grande parte da atividade de pesquisa da instituição está vinculada aos cursos e Programas de Pós-Graduação stricto sensu, que necessitam de suporte para o aprimoramento contínuo de suas atividades de pesquisa e produção científicas. Num contexto em que o financiamento público da pesquisa tem sofrido cortes muito duros, inclusive por meio de cortes diretos a bolsas de estudo da CAPES, a Universidade mostra que se encaminha na direção oposta, pois amplia seu investimento na pesquisa”, afirma o Pró-Reitor.

Na semana passada a Universidade e a Mantenedora já haviam instituído o Programa de Bolsas Emergenciais FUNDASP/PUC-SP, após anúncio de cortes realizado pelo governo federal, no início de junho. Leia reportagem sobre o tema aqui.