PUC-SP e FUNDASP aprovam bolsas emergenciais para pós-graduação

Decisão foi tomada após cortes realizados pelo governo federal, no início de junho

por Redação | 19/06/2019

A universidade e a mantenedora acabam de instituir o programa de Bolsas emergenciais FUNDASP/PUC-SP, após anúncio de cortes realizado pelo governo federal, no início de junho. O benefício é voltado a estudantes dos programas de Administração, Ciências Contábeis, Economia e Ciências Sociais, atingidos pelos cortes de bolsas realizados pela CAPES no PROSUC - Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior.

"Desta forma, a PUC-SP e a FUNDASP expressam seu compromisso com a valorização da pós-graduação e da pesquisa, apoiando os programas atingidos pelos cortes das bolsas, dando-lhes condições de continuidade em suas atividades e de seu aprimoramento", afirma o pró-reitor de Pós-Graduação Márcio Alves da Fonseca.

Serão concedidas bolsas emergenciais nos anos de 2019 e 2020, em número igual às retiradas pela Capes – 67 no total, sendo 55 de mestrado e 12 de doutorado.

"Foi a forma encontrada para atender emergencialmente também os estudantes, garantindo-lhes condições mínimas para a continuidade dos seus cursos. Com o corte do subsídio da CAPES para o pagamento das mensalidades, correspondente a R$ 1.100 para mestrado e R$ 1.400 para doutorado, caberá aos beneficiários das Bolsas emergenciais FUNDASP/PUC-SP arcar apenas com estes valores, sendo que a Universidade e a FUNDASP manterão a isenção do valor restante das respectivas mensalidades", afirma o prof. Márcio.

O anúncio das Bolsas emergenciais FUNDASP/PUC-SP foi feito na manhã de hoje (19/6) pela Reitora, Profa. Maria Amalia Pie Abib Andery, durante reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). A distribuição das bolsas será feita segundo os mesmos critérios já instituídos pelo programa PROSUC, ou seja, caberá aos programas selecionarem os bolsistas e garantir o cumprimento de suas obrigações quanto ao desempenho acadêmico e as normas relativas às bolsas.