Direito: pelo segundo ano consecutivo curso tem estudante premiado no Congresso Nacional de Iniciação Científica
Prof. Alvaro de Azevedo Gonzaga foi o orientador dos alunos premiados
Atividade acontece nos dias 24 e 26/10, no Prédio Novo da PUC-SP
A filósofa Cecilia Sánchez, diretora do curso de filosofia na Universidade Academia de Humanismo Cristiano (AHC/CH) e docente da disciplina “Gênero e Cultura" na pós-graduação da Faculdade de Ciências Sociais na Universidade de Chile, realiza um ciclo de conferências presenciais nos dias 24 e 26/10 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Entre os assuntos abordados pela integrante de uma instituição reconhecida pela excelência em pesquisa no Chile, como é a Universidade Academia de Humanismo Cristiano, que foi criada pelo cardeal Raúl Silva Henriquez, na época da violenta ditadura militar no país chileno, encontram-se a discussão sobre o Outro na América Latina, o pensamento relacional contemporâneo e a problemática da linguagem no universo do filósofo Michel Foucault.
A pesquisadora tem dupla formação em literatura e filosofia, doutora em Filosofia em Études Aproffondies (DEA) pela Universidade Paris 8, publicou os seguintes livros: Una disciplina de la distancia. Institucionalización universitaria de los estudios filosóficos en Chile (Cerc-Cesoc, Santiago-Chile, 1992), traduzido ao francês (L’Harmattan – 1997); Escenas del cuerpo escindido. Ensayos de filosofía, literatura y arte (Santiago-Chile, Cuarto Propio/Universidad Arcis, 2005); El conflicto entre la letra y la escritura. Legalidades/contralegalidades de la comunidad de la lengua en Hispano América y América Latina (Fondo de Cultura Económica, Santiago-Chile, 2013) e numerosos capítulos e artigos sobre as temáticas: filosofia no Chile; filosofia política; o problema do corpo e da pluralidade; o público e o privado desde os estudos de género. Atualmente pesquisa a modernidade e o problema do Outro na filosofia europeia e latino-americana.
No dia 24/10, às 16h, a Dra. Cecília Sánchez abordará a gramática universal como linguagem planificadora numa conferência sobre a linguagem como arquivo em Foucault. No dia 26, às 19h, ela falará sobre a exposição ao Outro na América Latina em um debate sobre o existir relacional na época contemporânea. Os pensadores que configuram suas referências expositivas neste âmbito serão: Levinas, Arendt, Derrida, Nancy, Heidegger, Dussel, Giannini, Irigaray e Fanon. Mediante essa pluralidade, as conferências transdisciplinares se propõem a dialogar com interessados em Pensamento Decolonial, Filosofia, História, Literatura, Linguística e Ciências Sociais.
Para materialização deste evento, contamos com o apoio de docentes e discentes da graduação e pós-graduação em Filosofia (PUC-SP); dos integrantes do grupo de estudos Michel Foucault e do Curso de Extensão em Ciências Humanas e Pensamento Decolonial (PUC-SP).
Programação
Dia: 24/10
Palestra: A linguagem em Foucault
Horário: 16h às 19h
Auditório 100A – Prédio Novo
Dia: 26/10
Palestra: Pensar o outro na América Latina
Horário: 19h às 22h
Auditório 100A – Prédio Novo