"Decolonialismo indígena": lançamento integra coleção

Prof. Alvaro Gonzaga (Direito) é autor do livro e organizador da coleção

por Redação | 17/06/2021

O prof. Alvaro de Azevedo Gonzaga (Direito) acaba de lançar o livro Decolonialismo indígena, que integra a série Leituras Críticas Importam (ed. Matrioska).

A obra integra uma coleção, também coordenada pelo docente, que conta ainda com outras temáticas e autores como Amanda Claro e Mariana Serrano, sobre o tema LGBTQIA+; Padre Júlio Lancellotti, falando das pessoas em situação de rua; Juliana Souza, questionando se vidas negras Importam; Silvia Pimentel e Alice Bianchini, sobre feminismo(s); Juliana Izar, sobre pessoas com deficiência; Carolina Galib, sobre vidas refugiadas; e Matheus Carvalho, discorrendo sobre privilégios brancos no mercado de trabalho.

Clique aqui para saber mais.

Saiba mais sobre o autor

O prof. Alvaro é indígena, da etnia Guarani Kaiowá. pós-doutor em História dos Povos Indígenas pela UFGD. Livre-docente em Filosofia do Direito pela PUC-SP. Pós-Doutor em História das Ideias Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa e Pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos - Direito, Política, História e Comunicação pela Universidade de Coimbra. Doutor, Mestre e graduado em Direito pela PUC-SP. Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo – USP. Professor da Graduação e do Pós em Direito da PUC-SP, tanto no mestrado como no doutorado.

Já desenvolveu projetos complexos com organismos relevantes como o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) na representação América Latina, Ministério da Justiça (MJ) e tantos outros.

Advoga na área dos Direitos Humanos, tendo sido coordenador do Escritório Modelo da PUC-SP, responsável pela área de projetos sociais, coordenando uma equipe de advogados populares no atendimento de dezenas de comunidades e milhares de famílias em situação de vulnerabilidade. Atualmente é Assessor da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias da PUC-SP.