O deputado federal Vitor Lippi visitou o Hospital Santa Lucinda (HSL) na manhã de 23 de janeiro. Na ocasião, o político caminhou pelos corredores da instituição de saúde; conheceu as obras dos ambientes de atenção ao parto e o Centro de Parto "Irmã Dulce dos Pobres", que será em breve inaugurado; e conversou com os gestores sobre as principais demandas atuais.
Lippi também foi apresentado aos novos equipamentos da UTI Adulto, adquiridos com os recursos de uma emenda parlamentar de bancada direcionada ao Hospital e da qual participou, totalizando cerca de R$ 1,5 milhão. Ele reforçou o compromisso de trabalhar para a obtenção de novas verbas que permitam modernizar e ampliar ainda mais a instituição.
Ele foi recepcionado por Carlos Drisostes, superintendente do HSL; Cibele Rodrigues, coordenadora acadêmica e coordenadora do Grupo de Captação de Recursos; Regina Menassanch, gerente administrativa; Silvia Stramm, gerente de enfermagem; Oslan Teobaldo Ferreira, diretor clínico; José Luiz Pimentel, diretor técnico; Godofredo Campos Borges, diretor da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP; e Ulisses Del Nero, diretor-adjunto da FCMS.
Durante a visita, Carlos enumerou os equipamentos prioritários dos quais o HSL precisa, especialmente um novo equipamento de hemodinâmica, para a realização de cateterismos diagnósticos e procedimentos de tratamento, como angioplastias e colocação de stents em coronárias; um rack de vídeo para as cirurgias laparoscópicas, que são muito menos invasivas; e um arco cirúrgico, que permite fazer imagens durante o ato operatório de diferentes tipos de cirurgia.
Atualmente, um mínimo de 60% do atendimento do Hospital é exclusivamente para pacientes do SUS. “Realizamos em torno de 300 partos, sendo 200 para o SUS; em torno de 1.000 consultas de parturientes e 330 cirurgias por mês. Ao todo, atendemos 750 pacientes mensalmente e temos a possibilidade de aumentar ainda mais nossa atuação”, ressaltou Carlos.
Lippi reforçou que a visita ao HSL foi importante para reafirmar seu compromisso com a saúde de Sorocaba e região e colocar o seu mandato à disposição da instituição. “Quero parabenizar e agradecer a todos os funcionários da saúde. Vocês são essenciais”, pontuou.