DERDIC: Escola bilíngue para surdo realiza comemoração de 70 anos do IESP

por Redação | 04/09/2024

A DERDIC, Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação, é uma Unidade Suplementar subordinada à Fundação São Paulo e vinculada academicamente à Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP, sendo uma instituição sem fins lucrativos que em seu trabalho institucional prioriza famílias menos favorecidas e beneficia pessoas de todas as faixas etárias, atua nas áreas da Saúde e Educação de pessoas com alterações de audição, voz e linguagem.

No dia 31/8/2024, a escola deu início às comemorações dos 70 anos com um evento repleto de atividades para toda a comunidade surda. O evento marcou o início de uma série de celebrações que destacam a história e o impacto da DERDIC no atendimento clínico, inclusão e educação de pessoas surdas.

A escola bilíngue para surdos foi transformada em um espaço de convivência e interação, onde os presentes puderam participar de um bingo beneficente e um bazar com diversas opções de produtos. As crianças tiveram um lugar especial no evento, com um espaço kids cuidadosamente preparado para garantir a diversão dos pequenos.

Um dos destaques foi a área dedicada aos empreendedores surdos, que tiveram a oportunidade de expor e vender seus produtos, apoiando a economia solidária. Essa iniciativa reforça o compromisso da DERDIC em promover o respeito e a visibilidade da comunidade surda.

Com uma programação diversificada, o evento atraiu pessoas de todas as idades, que puderam desfrutar de uma tarde de celebração, solidariedade e encontro de amigos. O sucesso do evento reforça a relevância do IESP em seu compromisso contínuo com a educação bilíngue de surdos e o apoio às pessoas surdas e suas famílias.

As comemorações dos 70 anos continuarão ao longo dos meses de setembro e outubro com eventos que reforçam a missão da Instituição em prestar atendimento e tratamento às pessoas com alterações na audição, voz e linguagem, educação bilíngue para surdos de qualidade, acessibilidade e empregabilidade de surdos, valores que são pilares fundamentais na história da DERDIC.

Texto por Priscilla Perugini, docente do IESP e doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação: Currículo da PUC-SP.