Direito Contratual: Especialização com inscrições abertas nas modalidades presencial e online síncrono

Temáticas são abordadas no curso a partir do contexto jurídico nacional, regional e internacional

por Thaís Polato | 10/08/2023
Acervo ACI

O avanço tecnológico e a globalização trazem consigo inúmeras possibilidades de relações jurídicas e criam a necessidade de novas estruturas contratuais. O contrato é, por excelência, o instrumento de diversas áreas do Direito, tais como civil, comercial, ambiental e sociais, envolvendo empresas, pessoas físicas e nações.

Neste contexto, a PUC-SP oferece a Especialização em Direito Contratual, nas modalidades presencial e online síncrono. O curso está com inscrições abertas e oferece desconto nas mensalidades. O público alvo é composto por advogados, consultores, negociadores, gestores, procuradores, magistrados, promotores públicos, professores universitários, servidores públicos e demais operadores do direito que atuem ou tenham interesse na área contratual, além de graduados em Direito que pretendam aprimorar seus conhecimentos na área do Direito de Contratos.

Ferramentas e estruturas contratuais de gestão de passado, presente e futuro

Baseadas na técnica e na ética contratual, as aulas abarcam tanto a complexidade do tema quanto preparam para uma visão prospectiva, e são sempre norteadas pela metodologia de atividades teóricas, práticas, de pesquisa e simulações.

“Nosso curso tem a proposta de munir o profissional da área jurídica de conhecimento da Teoria Geral dos Contratos, de Contratos em espécie e, ainda, de estruturas, instrumentos e mecanismos contratuais inovadores que evidenciam a necessidade de construção da engenharia jurídica contratual”, afirma a profa. Clarissa Ferreira Macedo D´Isep, que coordena a Especialização junto com o prof. Nelson Nery Junior.

Os coordenadores também ressaltam que todas as temáticas são abordadas a partir do contexto jurídico nacional, regional e internacional (na foto, participação do professor francês Michel Prieur em uma das aulas), com ferramentas e estruturas contratuais de gestão de passado, presente e futuro. “Também oferecemos a introdução às técnicas de negociação contratual, mediação e arbitragem com vistas à prática de elevada qualidade técnica e ética”, ressalta a docente.

Na modalidade presencial, o curso acontece no campus Monte Alegre; no formato “online síncrono”, as aulas são realizadas em tempo real, por meio de plataformas digitais. Os cursos foram planejados mantendo o padrão de qualidade da PUC-SP, com professores efetivamente ministrando a aula e interagindo com os alunos.

Ambas as modalidades realizam constantemente atividades para além da sala, como congressos, seminários e aulas abertas, com convidados nacionais e internacionais.

Saiba mais sobre o curso, por quem o conhece

Em junho de 2022, Marcela de Carvalho (na foto, à esq.) lançou o livro "O contrato de seguro de responsabilidade civil – um pleito social em um mundo submetido a grandes riscos", fruto de sua monografia realizada durante a especialização.

Ela disse que considerou a experiência incrível. “Trabalhei sobre este material por um bom tempo e fiquei muito feliz em vê-lo se tornar uma colaboração para o mercado do Direito. É uma realização, sem dúvida”, afirma Marcela.

A ex-aluna também destaca outros pontos positivos do curso. “A Especialização da PUC-SP foi essencial para o aprimoramento de características fundamentais em minha vida profissional. As técnicas ministradas durante as aulas contribuíram significativamente para o desenvolvimento da minha dicção ao falar. Além disso, tive a oportunidade de interagir com profissionais excelentes, os quais me motivaram e orientaram na busca pela melhor abordagem em contratos”, destaca Marcela.

Atualmente realizando mestrado em Direito na PUC-SP, Luciano Palma também cursou a Especialização em Direito Contratual e destaca a caraterística dinâmica das aulas.

“Achei o curso muito atual, abordando os contratos em evidência, como os contratos digitais, por exemplo. Os professores e palestrantes, sempre expoentes em suas áreas de atuação, transmitiram com leveza e profundidade o material estudado. As aulas sempre traziam bastante conteúdo, mas eram bem dinâmicas, eliminando qualquer hipótese de se tornarem maçantes”, afirma Palma.

“A especialização elevou o meu nível profissional, trazendo muita segurança na área contratual”, conclui o mestrando.