Docentes da Faculdade de Direito são escolhidos para tribunais de São Paulo

Gabriela Shizue Soares de Araujo e Claudio José Langroiva Pereira foram nomeados presidente Luiz Inácio Lula da Silva, neste dia 1º/8

por Redação | 02/08/2024

Gabriela Shizue Soares de Araujo e Claudio José Langroiva Pereira, ambos professores da Faculdade de Direito, foram nomeados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, neste dia 1º/8, para tribunais de São Paulo.

A profa. Gabriela havia sido a mais votada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região para compor a lista tríplice enviada ao Poder Executivo para uma das vagas de desembargadores destinadas ao quinto constitucional e foi a escolhida pelo presidente. Com mais de vinte anos de advocacia especializada em Direito Público, a docente concluiu sua graduação, Mestrado e Doutorado na Faculdade de Direito da PUC-SP e hoje é professora na graduação, vinculada ao departamento de Direito Público.

"Foi um longo processo seletivo cujo êxito devo demais à minha formação na Faculdade de Direito da PUC-SP e aos apoios que recebi de colegas a amigos que fiz nessa universidade. Tive a alegria de ser escolhida pela unanimidade do Conselho Federal da OAB para compor a lista sêxtupla de indicados para preencher a vaga destinada ao quinto constitucional no Tribunal Regional Federal da 3ª Região, o qual, por sua vez, me concedeu a honra de ser a mais votada para encabeçar a lista tríplice que foi remetida à Presidência da República", afirma a profa. Gabriela.

"Espero retribuir à altura as expectativas de todos aqueles que depositaram em mim seu voto de confiança, com muito trabalho e dedicação, carregando comigo os valores éticos, humanistas e de senso de justiça social que aprendi nesses anos todos em que respiro a atmosfera acadêmica da PUC-SP", destaca a docente.

O prof. Claudio, também nomeado pelo presidente, havia sido o mais votado pelo órgão especial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para compor a lista tríplice enviada ao Poder Executivo para uma das vagas de juízes titulares destinadas ao quinto constitucional no Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo. Docente da PUC-SP, há mais de 28 anos, o prof. Claudio tem mais de 20 anos de advocacia e 18 anos no serviço público, é Doutor em Direito Penal e Mestre em Direito Processual Penal pela PUCSP e Pós-Doutor em Direito Público pelo Instituto de Altos Estudos de pós-doutorado da Università di Bologna.

“Ser Juiz do maior Tribunal Regional Eleitoral do país é uma grande responsabilidade. Recebi a confiança do Exmo Sr. Presidente do TRE-SP com uma vaga na Lista Sêxtupla, encaminhada ao Tribunal Justiça de São Paulo, onde fui honrado pelo Colendo Órgão Especial com o primeiro lugar na Lista Tríplice encaminhada ao Senhor Presidente da República, que por bem escolheu meu nome”, afirma o prof. Claudio.

“Neste momento em que todas as Democracias do mundo estão sendo testadas, a responsabilidade é maior. O processo eleitoral brasileiro é um dos mais admirados do mundo. A fidelidade e a credibilidade de nossas urnas eletrônicas são o maior exemplo de democracia. O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo é um guardião deste processo e da Democracia no Brasil. Espero poder colaborar nesta missão de defender os valores mais caros de nosso Estado Democrático de Direito”, conclui o docente.

Pós-graduação

Outros dois juristas nomeados para tribunais de São Paulo, neste dia 1º/8, também tem ligação com a PUC-SP: Marcos Moreira realizou seu Mestrado na Universidade e Louise Filgueiras é atualmente doutoranda da PUC-SP.