Doutor pela PUC-SP e docentes lançam livro

Obra é da área de ensino de matemática

por Redação | 11/06/2021

Os professores Gabriel Loureiro de Lima e Barbara Lutaif Bianchini, do Pós em Educação Matemática, são os autores do capítulo de abertura do livro Ensino de Matemática: desafios e possibilidades, organizado por Jorge Henrique Gualandi, professor do Instituto Federal do Espírito Santo (campus Cachoeiro do Itapemirim) e do Pós em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores da Universidade Federal do Espírito Santo (campus de Alegre).

Gualandi é egresso do doutorado em Educação Matemática da PUC-SP e defendeu sua tese, orientada pelas professoras Barbara Lutaif Bianchini e Silvia Dias de Alcântara Machado, em 2019, após um estágio doutoral em Portugal, sob orientação do professor João Pedro da Ponte, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

A tese de Gualandi foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica (GPEA), criado em 2003, certificado pela PUC-SP junto ao CNPq, e que tem por objetivo principal refletir acerca de questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem de Álgebra em diferentes níveis. O Grupo, que atualmente é liderado pelos professores Barbara Lutaif Bianchini e Gabriel Loureiro de Lima, já desenvolveu 21 projetos de pesquisa e tem entre as produções dos discentes que dele já fizeram parte 96 dissertações e 25 teses defendidas até junho de 2021.

Barbara e Gabriel que, na obra organizada por Gualandi apresentam uma reflexão acerca da Álgebra como um elemento que deveria integrar a Cultura Matemática de todo cidadão, ressaltam que produções como esta ratificam a relevância do Pós em Educação Matemática da PUC-SP para a formação de docentes e pesquisadores atuantes na área "que tanto tem se empenhado em aperfeiçoar o processo de ensino de Matemática no país e, consequentemente, potencializar a aprendizagem dos estudantes".

Gualandi atesta a importância de sua vivência no Programa para sua trajetória e para a organização do mencionado livro: “Como egresso e membro do Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica (GPEA), também sediado na PUC-SP, continuo desenvolvendo pesquisas acerca do desenvolvimento do pensamento algébrico, temática essa que suscitou nos cursos realizados no doutoramento e nas discussões que emergiram no Grupo. A motivação para a organização do livro Ensino de Matemática: desafios e possibilidades foi a partir das pesquisas que venho desenvolvendo e dos diálogos estabelecidos em cursos de formação continuada para professores que ensinam Matemática, bem como as leituras e reflexões vivenciadas no Grupo de Pesquisa”, afirma Gualandi.

A versão digital do livro pode ser acessada livremente neste link.