XXIII Semana de Relações Internacionais: evento acontece de 23 a 26/9
A proposta do evento é refletir sobre os desafios e oportunidades contemporâneos para o...
Rafael Garcia Campos é aluno do Pós em Educação: História, Política, Sociedade e, atualmente, cumpre estágio de pesquisa na Universidade Iberoamericana da Cidade do México
Rafael Garcia Campos, pesquisador do Pós em Educação: História, Política, Sociedade, é um dos autores do livro Proposta de Políticas Públicas da Universidade Iberoamericana para o México, que foi entregue no último dia 12/8 a Claudia Sheinbaum Pardo. Ela foi eleita presidente daquele país e é a primeira mulher a assumir o cargo público mais elevado do México.
Campos escreveu o capítulo Nova escola mexicana: reflexões e implicações para a prática docente. Atualmente cumprindo estágio de pesquisa na Universidade Iberoamericana da Cidade do México, por meio de Bolsa Sanduíche Capes, o doutorando é orientado pelo prof. Carlos Giovinazzo.
Segundo os autores, a obra tem o objetivo de oferecer à equipe de transição do futuro governo subsídios para a elaboração dos projetos, propostas e ações da nova gestão e, também, participar do debate sobre a democracia no México e na América Latina e a construção de uma sociedade igualitária.
A pesquisa que Campos desenvolve compara as práticas educativas de professores de escolas públicas do Ensino Médio no Brasil e no México. “O convite para integrar um momento tão significativo na política pública mexicana ressalta a importância das redes de cooperação entre a PUC-SP e instituições estrangeiras como a Universidad Autónoma de México (UNAM) e a Universidade Iberoamericana da Cidade do México”, afirma o doutorando.