Economia Solidária: projeto de extensão recebe comunidade da Brasilândia na PUC-SP

Alunos desenvolveram plano de negócios para facilitar a gestão dos empreendimentos locais

por Redação | 28/06/2023

No último sábado, 24/6, ocorreu o seminário de encerramento do Projeto de Extensão “Economia Solidária e a Força da Liderança Feminina na Brasilândia”, financiado pelo PIPExT e coordenado pela profa. Myrt Cruz (Administração). A ocasião reuniu cerca de 40 moradoras e moradores da Brasilândia com o objetivo de realizar discussões, debates e trocas não só sobre o projeto em si, mas sobretudo abrindo espaço de fala para as mulheres empreendedoras, que puderam trazer suas histórias de vida, seus desafios de empreender na comunidade como forma de resistência às múltiplas violências e ausências às quais estão submetidas. Elas também falaram sobre a geração de renda numa região de extrema vulnerabilidade social e precariedade da infraestrutura e dos serviços públicos.

Também estiveram presente outros docentes da PUC-SP e ex-alunos do curso de Administração. O projeto foi realizado por meio da parceria de longa data com o Instituto Pedro Henrique de Direitos Humanos e contou com os trabalhos dos estudantes do curso de Administração participantes do projeto, que desenvolveram planejamentos para facilitar a gestão dos empreendimentos coletivos e individuais, como o plano de negócios no segmento de bares e mercados, ferramentas de vendas por meio do WhatsApp e Instagram, Trade Marketing para bazares e educação financeira.

A ação contou com a coordenação da profa. Myrt Cruz e colaboração do prof. Pedro Aguerre, contando com a participação de outros docentes, como o prof. Sérgio Pereira. Vale destacar a participação das lideranças femininas da Brasilândia Dona Izabel Lopes Alexandre da Silva, mestre artesã que atua na formação da cooperativa de artesanato e costura; Dona Maria Marlete, Ana Cristina Bispo e Dinair Nunes da Silva, sendo que cada uma delas atua em uma frente de negócios voltada ao desenvolvimento local e práticas solidárias.
Na ocasião foram distribuídas cestas básicas para as mulheres, doadas pela família de um estudante da PUC-SP. O projeto se encerrou, mas o grupo de docentes e discentes envolvidos continuará acompanhando o projeto, uma vez que ele segue em desenvolvimento no território.

De acordo com a professora Myrt, coordenadora do Economia Solidária, durante o semestre os alunos fizeram visitas e trabalhos na comunidade, catalogando os principais problemas que as empreendedoras enfrentam no seu dia a dia de negócio. "As trocas foram incríveis, este projeto teve um significado muito especial e emocionante na minha trajetória de vida na PUC-SP. Os relatos das mulheres empreendedoras e dos gestores do Instituto Pedro Henrique, na região da Brasilândia, foram muito significativos, mostrando não só a realidade da fome e as iniciativas comunitárias para o seu enfrentamento como também a resiliência e disposição de mulheres empreendedoras para superação das dificuldades. Foi muito impactante também o engajamento dos estudantes e da qualidade de seus trabalhos, para auxiliar os empreendimentos sociais", finaliza.