Edição de 2025 da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho tem como foco o bem-estar dos funcionários
A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo deu início, na segunda-feira passada (27/10) à Sipat 2025 – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, no Campus Monte Alegre. A cerimônia de abertura ocorreu no auditório 100 do Edifício Reitor Bandeira de Melo e contou com a presença de colaboradores da Universidade, da equipe da Cipa 2025 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e da Gerência de Desenvolvimento Humano da Fundação São Paulo (FUNDASP).
Promovida anualmente, a SIPAT tem como objetivo estimular a conscientização sobre segurança, saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho, por meio de palestras, oficinas e atividades educativas que abordam a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. As ações deste ano aconteceram entre 27 a 31 de outubro, no Campus Monte Alegre, e incluiu também atividades nas unidades da Fundação São Paulo e nas casas que a Universidade ocupa na região de Perdizes.
Durante a abertura, a gerente de desenvolvimento humano Angela Maria Renna destacou a importância da mobilização. “A Cipa é prevista em lei, mas, independentemente dessa obrigação legal, a Fundação São Paulo se sensibiliza com todas as possibilidades que as equipes têm em relação às gestões, à prevenção de acidentes, à reflexão sobre temas ligados à saúde, à integração com o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), com a área de Desenvolvimento Humano e demais áreas afins que estão dentro do campus. Por tudo isso, é uma satisfação ver esse grupo organizado, montando a Sipat e divulgando amplamente para toda a comunidade. É uma felicidade estar aqui participando.”
Rosangela Sanson, presidenta da Cipa 2025 e ouvidora da Fundação São Paulo, destacou a integração dos colaboradores. “A Cipa organizou várias atividades diversificadas, tentando acolher todos os colaboradores do campus Monte Alegre, do prédio da Fundação São Paulo e das casas ocupadas pela Universidade no entorno. As atividades acontecerão principalmente na Monte Alegre. Esperamos contar com a participação de todos e todas.”
Já o Técnico de Segurança do Trabalho, Douglas de Santana Corrêa, ressaltou a oportunidade de aprendizado e de fortalecimento da cultura de prevenção de acidentes de trabalho. “A Cipa tem a obrigatoriedade de promover a semana de prevenção de acidentes com uma série de eventos que contribuem para que o ambiente de trabalho seja mais saudável para todos os trabalhadores. Também é uma forma de despertar o lado solidário das pessoas porque prevenir acidentes cabe a todos nós. A Sipat é uma oportunidade de conhecer melhor o universo da prevenção de acidentes de trabalho", afirmou Douglas.



