Educ faz balanço positivo da segunda edição do #poesianapuc

Editora recebeu mais de 120 poemas; no ano passado foram 90

por Redação | 09/09/2019

A equipe da Educ preparou faz um balanço da segunda edição do #poesianapuc, que este ano contou com mais de 120 poemas. Leia a seguir:

“Finalizada mais uma edição do #poesianapuc, evento vinculado ao 3º Festival da Cultura da PUC-SP, só temos razões para comemorar!

Na sua primeira edição, em 2018, tivemos, aproximadamente, 90 poemas postados nas redes sociais. Neste ano, foram mais de 120, além de termos a participação animada e calorosa da Faculdade de Medicina, que uniu poesia e música, em um brilhante evento organizado por professor Eduardo Cóscia.

Todos os poemas foram capturados nas redes sociais e ficaram afixados em varais, durante os dias do Festival da Cultura, nos campi da Monte Alegre, da Marquês de Paranaguá e de Sorocaba. Lindo ver poesia espalhada por todos os cantos!

Além da grata satisfação de ver alunos, professores e funcionários espalhando poesia pelas rampas da PUC-SP, algumas belas surpresas aconteceram. Professora Lucivania Maia, que em 2018 nos apresentou os poemas de seu aluno Leonardo Pinheiro, neste ano postou poemas de vários outros alunos (até daqueles que não estão em redes sociais).

Belíssimos poemas construídos em sala de aula do ensino fundamental 2 e médio adentrando a Universidade.

Outra surpresa também proporcionada pela professora Lucivania foi o poema de uma de suas alunas, Jhennefer Candido, que foi inspirado no poema de Marcelo Graglia, “Painas”, postado em 2018. Diálogos poéticos no tempo e no espaço!

Como se não bastassem os poemas para deleite, iniciamos o Festival da Cultura, com palestra do professor Frederico Barbosa: “poesia e resistência”. Mais do que ler e sentir a poesia, conversamos sobre ela. Sua trajetória, suas particularidades, suas adaptações ao longo do tempo. O link dessa palestra está disponível no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ddTy-jo6n5w.

Como próximas etapas, a Educ – Editora da PUC-SP disponibilizará todos os poemas na versão e-book para download gratuito e, em novembro, fará o lançamento da versão impressa com os poemas selecionados durante a 3ª edição da FliPUC – Festa Literária da PUC-SP.

José Luiz Goldfarb e Sonia Montone

Educ – Editora da PUC-SP”