Educ lança “Dom Paulo Evaristo Arns: um franciscano apaixonado pelo Reino de Deus na Cidade”

Sessões de lançamento ocorrem durante a abertura da Semana Teológica, no campus Ipiranga

por Redação | 30/05/2022

A Educ lança, dia 6/6, às 10h e às 21h30, a obra Dom Paulo Evaristo Arns: um franciscano apaixonado pelo Reino de Deus na Cidade, durante as sessões de abertura da Semana Teológica da Faculdade de Teologia, no campus Ipiranga (clique aqui para ver a programação completa).

O livro é organizado pelos docentes Pe. Boris Agustín Nef Ulloa, Pe. Edelcio Ottaviani e Rosana Manzini (todos da Fac. de Teologia) e teve apoio do PIPEq.

A obra integra as comemorações da Arquidiocese pelo centenário de Dom Paulo, que vão de setembro de 2021 a setembro de 2022.

São 21 capítulos, divididos em três partes, relacionadas à tríplice missão do bispo: exercer o cargo de ensinar, santificar e governar. São sete capítulos que abordam as realizações de Dom Paulo como arcebispo de São Paulo na missão de ensinar, sete que tratam de sua ação na tarefa de santificar e sete que discutem sua experiência no dever de governar.

Na introdução da obra, os autores afirmam: “No contexto do pontificado do Papa Francisco, celebrar o centenário do nascimento de D. Paulo não significa fazer apenas memória do passado. Numa perspectiva de uma Igreja sinodal e em saída, é oportuno reavivar a experiência pastoral de um bispo franciscano que ‘primeireou’ um modo singular de viver o Evangelho (cf. Evangelii Gaudium, n. 24), no âmbito de uma grande metrópole, como é a cidade de São Paulo, em meio ‘às alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens e mulheres de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem’ (Gaudium et Spes, n. 1). (...) Num tempo marcado pelo individualismo, pela aporofobia e por um cristianismo desencarnado, discorrer sobre D. Paulo é reavivar a esperança de que um seguimento efetivo do Evangelho, nos dias atuais, é possível”.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.