Especialização aproxima Ciência da Religião de temas ligados à vida prática

Curso online está com inscrições abertas e desconto nas mensalidades

por Thaís Polato | 20/02/2024

Priorizar a visibilidade prática de atuação que a Ciência da Religião oferece a quem a busca formação específica, com vistas à profissionalização ou em complementariedade à formação que possui.

Interessados em realizar especialização com esta abordagem podem se inscrever para o curso de pós-graduação lato sensu em Especialização em Religião, Cultura e Vida Contemporânea. Oferecida no formato on-line síncrono, a Especialização da PUC-SP está com inscrições abertas e descontos nas mensalidades (clique aqui).

As aulas são realizadas por professores em tempo real, através de plataformas digitais e alto índice de interação entre alunos e docentes.

“Nosso curso propõe direcionar o foco a uma visão operativa dos estudos e abordagens atuais sobre o fenômeno religioso, trazendo para o seu escopo teórico uma aproximação aos problemas práticos que a Ciência da Religião propõe analisar e tratar”, afirma o prof. Eulálio Figueira, que coordena o curso em conjunto com o prof. Frank Usarski.

“A abordagem trazida na Especialização é a de nos apropriarmos do potencial heurístico, dos insights empíricos e do repertório diversificado da Ciência da Religião em favor do estudo do campo religioso contemporâneo e sua inter-relação com outras esferas da vida”, ressalta o coordenador.

 

Aposta em novas áreas

O curso da PUC-SP é oferecido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, que possui nível de excelência, liderança nacional na área de conhecimento e avaliação a nota “5”, pela CAPES.

“Além de suas tradicionais linhas de pesquisa o Programa vem investindo em duas novas áreas, nos últimos anos: a Religião Material e a Ciência da Religião Aplicada. Trata-se de linhas inovadoras até agora omitidas por outros programas de Ciência da Religião no Brasil. A estrutura e os conteúdos da Especialização refletem a competência do corpo docente tanto em assuntos tradicionais constitutivos para a Ciência da Religião quanto em temas vinculados às duas novas áreas”, destaca o prof. Eulálio.

 

Campo religioso, dinâmica interna e impacto social

A Especialização em Religião, Cultura e Vida Contemporânea é voltada ao público geral interessado na observação e no estudo da religião como fenômeno enraizado na vida humana.

Também pode interessar às diversas categorias profissionais cujas atividades exigem aprofundamento em questões relativas ao campo religioso contemporâneo, sua dinâmica interna e a seu impacto nas esferas sociais. Entre elas, professores, lideranças religiosas, agentes de pastoral, profissionais em comunicação, psicólogos e terapeutas, historiadores e cientistas sociais e do meio ambiente e, ainda, a profissionais da gestão humana.

 


Conheça a experiência de quem fez o curso

“Quando decidi fazer especialização, procurei algo que fosse enriquecer a minha vida profissional, já trabalhava há mais de 10 anos como jornalista.

Percebi que a Ciência da Religião me ajudaria a compreender melhor a sociedade, afinal, entendendo a crença de um povo é possível entender melhor seus costumes e suas escolhas.

E foi uma ótima experiência! Tive contato com professores excelentes e pude ampliar a minha forma de ver o mundo.”

Gabriela Lisboa é jornalista, com quase 20 anos de experiência, especialista e mestre em Ciência da Religião pela PUC-SP

 

 

“O curso de Ciência da Religião da PUC-SP é ministrado por importantes referências desse campo científico, goza de um conteúdo programático extremamente atualizado no que tange às demandas contemporâneas, é bem organizado em termos gerais e fomenta a oportunidade de aulas síncronas com outros professores de destaque mundial nesse campo. Friso campo científico, pois ela detém epistemologia própria e ainda há um desconhecimento em geral no senso comum, sobre o que é, e para que serve essa seara científica. A Ciência da Religião fornece ferramentas para uma análise crítica baseada na pluralidade do campo religiosos, reflexões “ad-extra” e divergente da Teologia.

A especialização Lato Sensu em C.R, busca munir o aluno, tanto profissional, quanto pessoalmente de conhecimentos cruciais e basais para análises abrangentes, capazes de abarcar a religião/espiritualidade na sua interdisciplinaridade com outras ciências. Penso também, como fator valioso, o conhecimento e a inclusão em geral das religiões de matrizes africanas, indígenas, orientais, dos ateus, agnósticos e o grupo dos sem-religião, indo além do cristianismo ocidental vigente e seu modo de pensar. Ademais, a capacidade de relacionar e transcender a religião/espiritualidade com o contexto social, político, cultural, econômico e geopolítico que coabitamos.”

Ivo Tales Bridi é psicólogo, com atuação na área clínica fenomenológico-existencial desde 2011 e na área psicossocial voluntária em dependência-química e em comunidades. Cientista da religião e CEO do grupo Vitória Madeiras

 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.