PUC-SP oferece Especialização em “Técnica Klauss Vianna”

Curso presencial pode interessar a profissionais de diferentes áreas que têm o corpo como objeto de estudo

por Thaís Polato | 20/02/2024

Estudar o corpo em sua complexidade e capacidade de comunicação, tendo como base a sistematização da pesquisa de Klauss Vianna, iniciada em 1984 por Rainer Vianna e pela profa. da PUC-SP Neide Neves.

Esta é a proposta da Especialização em “Técnica Klauss Vianna”, atualmente com inscrições abertas e mensalidade com desconto (clique aqui).

“Nossa proposta é a manutenção de uma atitude de pesquisa constante, como era a intenção do mestre. Trata-se de um curso único, que aborda a técnica em colaboração com diversas áreas de conhecimento. O objetivo é atualizar, expandir e aprofundar reflexões sobre o corpo na vida e nas áreas de interesse dos participantes”, afirma a profa. Neide, que coordena o curso oferecido presencialmente.

A Técnica Klauss Vianna (TKV) é considerada uma técnica de educação somática genuinamente brasileira. Está integrada ao pensamento de corpo da Escola Vianna, iniciada por Klauss e Angel Vianna, que desenvolveram trabalhos nas áreas de dança, teatro e recuperação motora.

 

Transformação e comunicação

Neide é autora do livro Klauss Vianna – estudos para uma dramaturgia corporal e ressalta que, “pelas características e princípios de trabalho, a TKV torna-se fundamento para todas as áreas que têm como objeto de estudo o corpo”.

Por esta razão, em seus quase 12 anos de existência a Especialização tem recebido profissionais de diferentes áreas, dançarinos, atores, músicos, contadores de história, professores do ensino fundamental, psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionista.

 


Conheça a experiência de quem fez o curso

“A Técnica Klauss Vianna teve um impacto eterno em minha vida profissional, sobretudo em minha vida pessoal, iniciando uma transformação a partir da conscientização do meu próprio corpo.

Desde o primeiro contato com a TKV, experienciei uma maior consciência em meus movimentos, conectando-me com meu estado de presença na vida e fortalecendo minha conexão comigo mesmo. Isso proporcionou uma base sólida para minha evolução profissional, incluindo o discurso claro e objetivo em minhas abordagens corporais enquanto artista da cena e preparador corporal.

A partir da Técnica Klauss Vianna transformei o meu fazer e tenho total convicção que ela foi e é o meu elemento desafiador fundamental”.

André Tristão é ator, professor, diretor de Teatro, preparador corporal e produtor cultural, bacharel e licenciado em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi/SP, com Especialização em Técnica Klauss Vianna pela PUC-SP.
Integrou o Teatral Grupo de Risco, e atuou como professor de teatro. Entre seus trabalhos em audiovisual, participou do longa "Não Eu" e da websérie "Simão Morto", de Breno Benetti, e do remake da novela "Pantanal" da TV Globo.
Em 2023 estreou o solo "EPQVME - Eu Preciso Que Vocês Me Escutem", conquistando o 2º Prêmio Campo Grande ao Teatro em diversas categorias. Já em 2024, em São Paulo, participa do projeto em performance Set(e), sob coordenação de Geraldo Si (GER).

 

“Realizar o curso TKV impactou potencialmente em minha atuação profissional e pessoalmente, com destaque em relação ao estudo dos movimentos, compreendendo a percepção da dinâmica biomecânica, processos de criação do corpo em cena e o conhecimento técnico-crítico que permeia os campos de arte, educação e saúde.”

Marcella de Oliveira é monitora de oficina terapêutica e cogestora na RAPS de Santo André, editora na Revista Poéticas e Políticas do Corpo e coordenadora da ABRAMD Educação São Paulo.
Doutoranda e mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP,  especialista em Técnica Klauss Vianna e bacharela em Comunicação das Artes do Corpo pela mesma universidade.

 

 

 

“A Técnica Klauss Vianna foi um divisor de águas em minha vida e carreira. A pesquisa tem cunho prático e eu digo que me transformou.

Transformou meu corpo, minha saúde e me entregou, além de uma inteligência de movimentos, uma gama de possibilidades de investigações que direcionaram fundamentalmente meu trabalho e pesquisa. Foi e continua sendo um acerto na carreira profissional. A Técnica Klauss Vianna me devolveu o corpo.”

William Paiva é bacharel em Musicoterapia (FMU-SP), especialista em Técnica Klauss Vianna (PUC-SP) e mestre em Artes (ECA-USP). Músico artista, ator e diretor musical conta experiência com nomes consagrados da cena brasileira e algumas passagens em programas de televisão. Com pesquisa direcionada à musicalidade da cena é doutorando em Artes Cênicas pela ECA-USP.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.