PUC-SP sedia encontro de reitores de universidades comunitárias promovido pela ABRUC
A reitora Maria Amalia Andery recebeu o prêmio Mérito Educação Comunitária pela sua...
Curso presencial pode interessar a profissionais de diferentes áreas que têm o corpo como objeto de estudo
Estudar o corpo em sua complexidade e capacidade de comunicação, tendo como base a sistematização da pesquisa de Klauss Vianna, iniciada em 1984 por Rainer Vianna e pela profa. da PUC-SP Neide Neves.
Esta é a proposta da Especialização em “Técnica Klauss Vianna”, atualmente com inscrições abertas e mensalidade com desconto (clique aqui).
“Nossa proposta é a manutenção de uma atitude de pesquisa constante, como era a intenção do mestre. Trata-se de um curso único, que aborda a técnica em colaboração com diversas áreas de conhecimento. O objetivo é atualizar, expandir e aprofundar reflexões sobre o corpo na vida e nas áreas de interesse dos participantes”, afirma a profa. Neide, que coordena o curso oferecido presencialmente.
A Técnica Klauss Vianna (TKV) é considerada uma técnica de educação somática genuinamente brasileira. Está integrada ao pensamento de corpo da Escola Vianna, iniciada por Klauss e Angel Vianna, que desenvolveram trabalhos nas áreas de dança, teatro e recuperação motora.
Neide é autora do livro Klauss Vianna – estudos para uma dramaturgia corporal e ressalta que, “pelas características e princípios de trabalho, a TKV torna-se fundamento para todas as áreas que têm como objeto de estudo o corpo”.
Por esta razão, em seus quase 12 anos de existência a Especialização tem recebido profissionais de diferentes áreas, dançarinos, atores, músicos, contadores de história, professores do ensino fundamental, psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionista.
“A Técnica Klauss Vianna teve um impacto eterno em minha vida profissional, sobretudo em minha vida pessoal, iniciando uma transformação a partir da conscientização do meu próprio corpo.
Desde o primeiro contato com a TKV, experienciei uma maior consciência em meus movimentos, conectando-me com meu estado de presença na vida e fortalecendo minha conexão comigo mesmo. Isso proporcionou uma base sólida para minha evolução profissional, incluindo o discurso claro e objetivo em minhas abordagens corporais enquanto artista da cena e preparador corporal.
A partir da Técnica Klauss Vianna transformei o meu fazer e tenho total convicção que ela foi e é o meu elemento desafiador fundamental”.
André Tristão é ator, professor, diretor de Teatro, preparador corporal e produtor cultural, bacharel e licenciado em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi/SP, com Especialização em Técnica Klauss Vianna pela PUC-SP.
Integrou o Teatral Grupo de Risco, e atuou como professor de teatro. Entre seus trabalhos em audiovisual, participou do longa "Não Eu" e da websérie "Simão Morto", de Breno Benetti, e do remake da novela "Pantanal" da TV Globo.
Em 2023 estreou o solo "EPQVME - Eu Preciso Que Vocês Me Escutem", conquistando o 2º Prêmio Campo Grande ao Teatro em diversas categorias. Já em 2024, em São Paulo, participa do projeto em performance Set(e), sob coordenação de Geraldo Si (GER).
“Realizar o curso TKV impactou potencialmente em minha atuação profissional e pessoalmente, com destaque em relação ao estudo dos movimentos, compreendendo a percepção da dinâmica biomecânica, processos de criação do corpo em cena e o conhecimento técnico-crítico que permeia os campos de arte, educação e saúde.”
Marcella de Oliveira é monitora de oficina terapêutica e cogestora na RAPS de Santo André, editora na Revista Poéticas e Políticas do Corpo e coordenadora da ABRAMD Educação São Paulo.
Doutoranda e mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, especialista em Técnica Klauss Vianna e bacharela em Comunicação das Artes do Corpo pela mesma universidade.
“A Técnica Klauss Vianna foi um divisor de águas em minha vida e carreira. A pesquisa tem cunho prático e eu digo que me transformou.
Transformou meu corpo, minha saúde e me entregou, além de uma inteligência de movimentos, uma gama de possibilidades de investigações que direcionaram fundamentalmente meu trabalho e pesquisa. Foi e continua sendo um acerto na carreira profissional. A Técnica Klauss Vianna me devolveu o corpo.”
William Paiva é bacharel em Musicoterapia (FMU-SP), especialista em Técnica Klauss Vianna (PUC-SP) e mestre em Artes (ECA-USP). Músico artista, ator e diretor musical conta experiência com nomes consagrados da cena brasileira e algumas passagens em programas de televisão. Com pesquisa direcionada à musicalidade da cena é doutorando em Artes Cênicas pela ECA-USP.